Por CBTM
O brasileiro Erick Higa conquistou a medalha de ouro na Classe 9 do Torneio Individual dos Jogos Para Sul-americanos, que acontecem no Centro de Alto Rendimento do Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.
Erick terminou a fase de grupos em primeiro lugar com vitórias sobre os chilenos Patricio Silva Quintana, por 3 a 1 (8-11, 11-1, 11-0, 11-4) e Valentin Rene Letelier Mendoza, por 3 a 0 (11-4, 11-6, 11-8).
Na semifinal, derrotou o também chileno Jaim Ara Hernandez, por 3 a 1 (10-12, 11-3, 11-7, 11-2) e depois conquistou a medalha de ouro superando novamente Patricio Silva, por 3 a 0, com parciais de 11-4, 11-8, 11-8.
--- O trabalho feito em Piracicaba está sendo muito importante para a minha evolução, pois ganhei volume de jogo e melhorei o lado psicológico --- explicou o atleta, que desde março de 2013 está morando no interior de São Paulo e treinando com a Seleção de andantes sob o comando de Paulo Camargo.
Descendente de japoneses, Erick começou a jogar aos 11 anos no clube Nipon, mas diz que começou a levar o esporte mais a sério depois que se transferiu para o Kenzen Itú, onde foi descoberto pelo técnico Mauro Uwagoya.
Em 2012, depois Guilherme Ifanger na final do Campeonato Paulista, Erick se sentiu motivado e passou a disputar também etapas do Circuito Copa Brasil. Inicialmente classificado como Classe 10, o atleta foi submetido a uma nova avaliação e passou para a Classe 9.
Erick nasceu com pés congênitos, parecidos com o formato de tacos de golfe, e teve que fazer uma cirurgia de correção. O procedimento corrigiu o defeito aparente, mas limitou os movimentos dos pés e enfraqueceu a musculatura da panturrilha.
Mesmo assim, os resultados obtidos na Classe 9 chamaram a atenção dos técnicos da Seleção, que decidiram acompanhá-lo mais de perto. Atualmente o atleta ocupa a 28ª posição no Ranking Mundial.
--- Vou continuar treinando com a mesma seriedade de sempre, porque meu objetivo é chegar ao Top 10 e conseguir a classificação para os Jogos de 2016 – afirmou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal– Ministério do Esporte.
Clique aqui para mais informações!