Por CBTM
Nesse domingo o Tênis de Mesa brasileiro mais uma vez mostrou a sua força e encerrou a participação na primeira edição da história dos Jogos Para Sul-americanos, realizados em Santiago, no Chile, conquistando o Troféu Eficiência.
O país foi representado por dez atletas e todos voltam para casa com pelo menos uma medalha. No total foram nove de ouro, duas de prata e duas de bronze, números que comprovam a força do nosso esporte no continente.
No Individual o Brasil garantiu todos os títulos que disputou. Nas Classes 1-2, Guilherme Costa superou na decisão o argentino Fernando Eberhardt, e seu companheiro, Bruno de Paula, ficou com o bronze vencendo o venezuelano Luis Rojas Salazar.
Na Classe 7, Paulo Salmin confirmou mais uma vez o favoritismo e agora vive a expectativa de fazer sua estreia na nova categoria em competições na Europa e também no Campeonato Mundial, que será realizado em setembro, na China.
Na Classe 8, a decisão foi entre Israel Stroh e Luis Manara, em uma reedição da final do Parapan da Costa Rica, no ano passado, com o primeiro saindo vencedor mais uma vez.. Na Classe 9, Eric Higa foi o campeão, assim como Carlos Carbinatti na Classe 10.
No feminino, Joyce Oliveira levou a melhor na junção das Classes 3-5, e Danielle Rauen, que venceu Jennyfer Parinos, a argentina Giselle Munos Rauen e a chilena Francisca Morales sem perder nenhum set conquistou o ouro nas Classes 7-10. Jennyfer ficou com a prata.
No Torneio de Equipes, que fechou a programação na tarde desse domingo, no Centro de Alto Rendimento do Estádio Nacional, Luiz Manara, Israel Stroh e Paulo Salmin venceram a final contra o Chile e garantiram o título na Classe 8.
Carlos Carbinatti e Erick Higa não deram chances aos colombianos e garantiram o ouro nas Classes 9-10, e na junção das Classes 1-3, Bruno de Paula e Guilherme Costa conseguiram superar o Chile e ficaram com o bronze.
--- Os resultados comprovam a excelente participação dos brasileiros. Isso só foi possível graças a um projeto feito pela CBTM para as Paralimpíadas de 2016. Teremos outras competições difíceis pela frente, mas estamos no caminho certo --- explicou o Coordenador Técnico José Ricardo Rizzone.
Os próximos desafios dos brasileiros serão as etapas do Circuito da ITTF na Eslováquia e Eslovênia, e posteriormente o Campeonato Mundial, que será realizado em setembro, na China.
--- Essas são as duas competições mais importantes da temporada, fora o Mundial, onde estarão presentes os melhores atletas do mundo e nossa expectativa é a melhor possível --- garantiu o técnico, que aproveitou para agradecer o apoio recebido.
Parabéns a todos os atletas, que são motivos de orgulho para o país! A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Clique aqui para mais informações!