Notícia

Hugo Calderano e Ligia Silva levam ouro no Campeonato Latino Americano

Por CBTM

07/04/2014 14h33


O Brasil dominou as disputas individuais do Campeonato Latino Americano de Tênis de Mesa de Santo Domingo, na República Dominicana. Depois do título de Eric Jouti e Caroline Kumahara nas categorias Sub-21, mais dois ouros e duas pratas para os brasileiros no adulto.

Após passar pelo compatriota Cazuo Matsumoto nas semifinais, Hugo Calderano venceu o também brasileiro Gustavo Tsuboi na final, por 4 sets a 1 (11-9, 11-7, 11-8, 2-11, 11-7), tornando-se o mais jovem jogador da história a conquistar um torneio do Circuito da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), com 17 anos e 288 dias.

“Estou muito feliz com o resultado. No ano passado, joguei contra eles como azarão, mas por treinarmos juntos, comecei a achar que era possível ganhar. Na final, tentei me comportar como se fosse apenas mais um jogo contra o Gustavo. Não fiquei nervoso por ser meu primeiro Latino Americano e consegui vencer”, disse Calderano.

Entre as mulheres, Ligia Silva garantiu seu terceiro titulo. Campeã em 2005 no Uruguai, e em 2009, em El Salvador, a mais experiente do time brasileiro, com 33 anos, assegurou o ouro na República Dominicana. Ela venceu a companheira de seleção Gui Lin, por 4 sets a 3 (12-10, 5-11, 11-7, 11-9, 8-11, 8-11, 12-10).

Ligia chegou salvar um match point de Gui Lin, antes de virar o placar no sétimo set e cravar seu lugar na parte mais alta do pódio.

“Esse é meu terceiro titulo, mas todos têm um valor igual. Mas, acho que esse foi o mais difícil de todos”, analisou, citando o fator que julgou decisivo para seu sucesso.

“O que mais contou para mim foi a parte mental. Cheguei a abrir 3 sets a 1 contra ela, mas sabia que não havia nada decidido, pois já estive nessa situação contra a Ligia e acabei perdendo. Comecei a ceder pontos para ela num fase do jogo em que estava com sentimento negativo, mas reverti isso dentro de mim e consegui a vitória’, concluiu.

Com as duas medalhas no individual, o Brasil encerrou a participação em Santo Domingo com sete ouros, em nove possíveis: Equipes masculina e feminina, individual adulto e sub-21 masculino e feminino, e duplas femininas.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

As informações foram retiradas do site oficial da ITTF.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?