Kaíke busca título no Desafio Internacional de Tênis De Mesa em Jaraguá Do Sul
Por CBTM
Experiência x Juventude. Essa será a tônica do Desafio Internacional de Tênis de Mesa, entre os paratletas Luiz Henrique Medina (com boné preto na foto), o Kaíke, paulista de 62 anos, e o britânico Martin Perry, de 19 anos. A disputa será neste sábado (dia 12), a partir das 16 horas, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), com transmissão ao vivo do canal SporTV 3. Além do Desafio, haverá transmissão também das semifinais e finais da Copa Latina, cujas disputas começam na sexta-feira (dia 11), reunindo doze brasileiros (quatro da seleção mais os oito melhores colocados do ranking nacional), dois cubanos, um uruguaio e um húngaro.
Dono de medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes Parapan-Americanos, competição que disputa desde 2001, Kaíke tem uma história de vida surpreendente: nasceu sem os antebraços, uma perna, o maxilar inferior e a língua. Abandonado pelos pais recém-nascido numa caixa de sapatos, foi encontrado pela equipe do Lar Escola São Francisco, em São Paulo, instituição que o criou. Kaíke passou por mais de 40 cirurgias e tratamentos diversos, tornou-se citologista, e, após se aposentar, foi em busca de uma nova atividade, encontrando-se no tênis de mesa. O Desafio contra o jovem Martin Perry é uma motivação a mais em sua já vitoriosa carreia no esporte.
"Não conheço o meu adversário, mas sei que ele tem uma deficiência parecida com a minha. O jogo vai ser uma surpresa para os dois e espero que eu consiga levar a melhor", diz Kaíke, atleta do Clube do Jacareí. "Ele é jovem, mas sou experiente. Vai ser uma boa briga", admite, referindo-se a Martin, que é estudante universitário de Desenvolvimento e Treinamento Esportivo na West Scotland e possui deformidade congênita de membros.
Aposentado, Kaíke treina normalmente três vezes por semana, à tarde. Com prótese na perna esquerda, joga como andante e adapta a raquete aos braços na hora das disputas. Como todo atleta, sonha em disputar os Jogos Paraolímpicos do Rio, em 2016. "O problema é que preciso conseguir me ranquear nos campeonatos internacionais e fica caro participar dessas disputas", lamenta o jogador, pai de Igor e avô de Guilherme.
O Desafio Internacional e a Copa Latina, em Jaraguá do Sul, são organizados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), com patrocínio da Unimed do Brasil e da Seguros Unimed. Os eventos integram o projeto Atitude no Esporte, cujo objetivo é divulgar e dar visibilidade a esportes olímpicos e paraolímpicos.
PROGRAMAÇÃO – Arena Jaraguá
SEXTA-FEIRA (dia 11/04)
Oitavas e quartas de final da Copa Latina – 19h às 21h
SÁBADO (dia 12/04) – com transmissão ao vivo do SporTV 3
Semifinais e finais da Copa Latina e Desafio Internacional - a partir das 16h