Notícia

Kaíke busca título no Desafio Internacional de Tênis De Mesa em Jaraguá Do Sul

Por CBTM

09/04/2014 19h09


Experiência x Juventude. Essa será a tônica do Desafio Internacional de Tênis de Mesa, entre os paratletas Luiz Henrique Medina (com boné preto na foto), o Kaíke, paulista de 62 anos, e o britânico Martin Perry, de 19 anos. A disputa será neste sábado (dia 12), a partir das 16 horas, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), com transmissão ao vivo do canal SporTV 3. Além do Desafio, haverá transmissão também das semifinais e finais da Copa Latina, cujas disputas começam na sexta-feira (dia 11), reunindo doze brasileiros (quatro da seleção mais os oito melhores colocados do ranking nacional), dois cubanos, um uruguaio e um húngaro.
 
Dono de medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes Parapan-Americanos, competição que disputa desde 2001, Kaíke tem uma história de vida surpreendente: nasceu sem os antebraços, uma perna, o maxilar inferior e a língua. Abandonado pelos pais recém-nascido numa caixa de sapatos, foi encontrado pela equipe do Lar Escola São Francisco, em São Paulo, instituição que o criou. Kaíke passou por mais de 40 cirurgias e tratamentos diversos, tornou-se citologista, e, após se aposentar, foi em busca de uma nova atividade, encontrando-se no tênis de mesa. O Desafio contra o jovem Martin Perry é uma motivação a mais em sua já vitoriosa carreia no esporte.
 
"Não conheço o meu adversário, mas sei que ele tem uma deficiência parecida com a minha. O jogo vai ser uma surpresa para os dois e espero que eu consiga levar a melhor", diz Kaíke, atleta do Clube do Jacareí. "Ele é jovem, mas sou experiente. Vai ser uma boa briga", admite, referindo-se a Martin, que é estudante universitário de Desenvolvimento e Treinamento Esportivo na West Scotland e possui deformidade congênita de membros.
 
Aposentado, Kaíke treina normalmente três vezes por semana, à tarde. Com prótese na perna esquerda, joga como andante e adapta a raquete aos braços na hora das disputas. Como todo atleta, sonha em disputar os Jogos Paraolímpicos do Rio, em 2016. "O problema é que preciso conseguir me ranquear nos campeonatos internacionais e fica caro participar dessas disputas", lamenta o jogador, pai de Igor e avô de Guilherme.
 
O Desafio Internacional e a Copa Latina, em Jaraguá do Sul, são organizados pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), com patrocínio da Unimed do Brasil e da Seguros Unimed.  Os eventos integram o projeto Atitude no Esporte, cujo objetivo é divulgar e dar visibilidade a esportes olímpicos e paraolímpicos.
 
PROGRAMAÇÃO – Arena Jaraguá
 
SEXTA-FEIRA (dia 11/04)
Oitavas e quartas de final da Copa Latina – 19h às 21h
 
SÁBADO (dia 12/04) – com transmissão ao vivo do SporTV 3
Semifinais e finais da Copa Latina e Desafio Internacional - a partir das 16h

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?