Por CBTM
A elite do tênis de mesa do Brasil está reunida, desde domingo (13), no Centro de Treinamento de São Caetano-SP, para um período de treinos que vai até a próxima sexta-feira (18). O objetivo é preparar o time brasileiro para a disputa do Campeonato Mundial Por Equipes, que será disputado entre os dias 28 de abril e 5 de maio, em Tóquio, no Japão.
Foram convocados para as atividades Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro - que integram a seleção brasileira - além de Vitor Ishiy, Eric Jouti, Humberto Manhani Junior e Israel Barreto. Entre as meninas, Caroline Kumahara, Gui Lin, Jessica Yamada, Lígia Silva, da seleção, e Katia Kawai.
O Coordenador Técnico de Seleções, Lincon Yasuda, comanda o grupo formado por Francisco Arado, Hugo Hoyama, Jean-Renê, Peter Karlsson, o ‘sparing’ Adam Pattantyus e o psicólogo François Ducasse, além do preparador físico Mikael Simon, que vem realizando um trabalho específico desde o ano passado, por sugestão do treinador Jean-René Mounie.
Como o treinamento tem um foco específico, o ritmo varia individualmente de acordo com a demanda física de cada atleta. Mikael Simon, responsável pela preparação física, está trabalhando a coordenação dos atletas e a parte aeróbia específica, com trabalhos individuais.
Para manter não somente o corpo, mas também a mente em forma, na quinta-feira (17), véspera da viagem para o Japão, o psicólogo François Ducasse vai ministrar uma palestra para os atletas.
O time masculino do Brasil vai disputar a primeira divisão do Mundial e está no grupo A, ao lado de China, Áustria, Rússia, Polônia e Sérvia. Os representantes brasileiros serão Cazuo Matsumoto (89º do ranking), Gustavo Tsuboi (63º), Hugo Calderano (93º) e Thiago Monteiro (120º).
As mulheres estão no Grupo H da segunda divisão do Mundial e terá Suécia, Eslovênia, Grécia, Peru e Uzbequistão como primeiros adversários. O time é formado por Caroline Kumahara, Gui Lin, Jessica Yamada e Lígia Silva.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.