Por CBTM
O Mundial por Equipes de Tênis de Mesa vai começar nesta segunda-feira (28) e vai até o próximo dia 5 de maio, em Tóquio, no Japão. Disputando a primeira divisão, o time masculino do Brasil está no grupo A, ao lado de Rússia, Sérvia, Áustria, Polônia e China, adversária dos brasileiros na estréia e favorita ao título. O time feminino disputará a segunda divisão e está no grupo H, junto de Grécia, oponente na estréia, Suécia, Eslovênia, Peru e Uzbequistão.
O sistema de disputa privilegia os melhores colocados, mas prevê o maior número possível de jogos para o restante dos times. Confira como será disputado o torneio. Esse formato contempla tanto a primeira quanto a segunda divisão, onde estão as seleções brasileiras masculina e feminina, respectivamente:
- Todas as seleções se enfrentam dentro dos grupos, e a melhor classificada após cinco rodadas garante um lugar já nas quartas de final.
- O segundo colocado de cada chave enfrenta um time que ficou em terceiro, e o vencedor enfrenta um dos primeiros do grupo, que já estão na fase seguinte.
- os demais times (4º, 5º e 6º) disputarão uma eliminatória no mesmo sistema das oitavas de final, com o quarto colocado já na fase seguinte, onde vai enfrentar um time que ficou em quinto ou em sexto. Essa disputa servirá para decidir as doze últimas posições do torneio e a pontuação de cada um no ranking mundial por equipes.
A estréia do Brasil será no dia 27 de abril, às 22h, no horário de Brasília, 28 de abri, 10h, no horário japonês, contra a poderosa China, país mais vezes campeão do torneio, com 18 títulos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.