Por CBTM
Disputando a primeira divisão do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por Equipes, em Tóquio, a seleção brasileira masculina já pensa no futuro. Depois de pular onze posições no ranking mundial em dois anos, saindo da 27ª para a 16ª, o objetivo principal é chegar na melhor forma possível nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Para o comandante do time masculino, o técnico francês Jean-René Mounie, a evolução do Brasil nos últimos anos traz uma grande esperança de bom desempenho em 2016.
“Dois anos atrás estávamos em 27º da ranking, e agora estamos na primeira divisão, em 16º. Os jogadores já podem se orgulhar disso. O Mundial não é a nossa meta final. Ele servirá, principalmente, para medirmos as nossas forças contra os outros times e ver como estaremos nos jogos pan-americanos e nos Jogos Olímpicos, nosso objetivo real”, disse o treinador, que já sabe os pontos que vai analisar.
“O que poderemos tirar desse mundial é como nos comportaremos nas partidas. Já temos uma base em relação aos times da América Latina, mas agora queremos medir nosso desempenho contra as equipes de nível mundial. Para mim, isso é mais importante do que o resultado final”, concluiu.
A estreia do Brasil no Grupo A será neste domingo, contra a China, às 22h, no horário de Brasília (10h de segunda-feira em Tóquio). Os outros times da chave são Rússia, Áustria, Polônia e Sérvia.