Por CBTM
O time masculino do Brasil não teve vida fácil em sua estréia no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por Equipes, que começou neste domingo e vai até o dia 5 de maio, em Tóquio, no Japão. Enfrentando a China (1ª do ranking mundial por equipes) na primeira rodada do Grupo A, os brasileiros (16º) perderam todos os três confrontos da melhor de cinco.
Na primeira partida, Cazuo Matsumoto (89º) enfrentou Jike Zhang (5º). Depois de perder os dois primeiros sets, o brasileiro esboçou uma reação, mas acabou derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 11-2, 11-6, 8-11 e 13-11.
Após Cazuo abrir os trabalhos, foi a vez de Hugo Calderano (93º) entrar em ação. Enfrentando Ma Long (2º), o brasileiro perdeu o primeiro set por 11-3. Já na segunda parcial ele vendeu caro a derrota por 11-9, mas na terceira Ma Long impôs seu jogo, fez 11-4 e fechou a partida.
Melhor brasileiro no ranking mundial, Gustavo Tsuboi (69º) enfrentou Xin Xu, atual número um do mundo, e perdeu por 3 sets a 1. Os dois primeiros foram vencidos pelo chinês, por 11-1 e 11-4, mas no terceiro a história foi diferente. Tsuboi jogou bem e fez 11-5, no entanto não conseguiu frear o adversário na última parcial, perdendo por 11-8.
O próximo adversário da equipe comandada pelo técnico francês Jean-René Mounie será a Sérvia, à 01h desta terça-feira, no horário de Brasília (13h no horário do Japão).?