HISTÓRICO! Meninas do Brasil garantem vaga inédita na 1ª Divisão do Mundial
Por CBTM
A seleção feminina do Brasil fez história neste sábado, ao vencer a Tailândia por 3 a 2 nas semifinais da segunda divisão do Mundial de Tênis de Mesa por Equipes, que está sendo realizado no Japão até o dia 5 de maio. O resultado classificou o time formado por Caroline Kumahara, Ligia Silva, Jessica Yamada e Lin Gui para a final, garantindo o Brasil na primeira divisão mundial feminina pela primeira vez.
O adversário das comandadas de Hugo Hoyama na decisão será a Suécia, à 1h deste domingo, no horário de Brasília. A única derrota das brasileiras no torneio foi justamente para as suecas, em confronto válido ainda pelo Grupo H.
O duelo contra a Tailândia foi muito equilibrado, sendo decidido apenas no quinto jogo. Depois de Caroline Kumahara ser superada por Nanthana Komwong por 3 a 1 (11-7, 8-11, 11-4, 14-12), Gui Lin deu o troco contra Tamolwan Khetkhuan e deixou tudo igual, ao vencer também por 3 a 1 (11-3, 8-11, 11-5, 12-10).
Com a igualdade estabelecida, Ligia Silva enfrentou Rattanaporn Rattanavongsa e impôs seu ritmo de jogo. Com parciais de 9-11, 11-7, 14-12 e 11-8, ela fez 3 a 1 e colocou o Brasil em vantagem. No entanto, na partida seguinte, Lin Gui não conseguiu repetir a boa atuação que teve contra Tamolwan e foi derrotada por Nanthana, com mais um 3 a 1 (11-5, 7-11, 15-13, 11-8) no duelo entre brasileiras e tailandesas.
A decisão ficou por conta de Caroline Kumahara. Diante de Tamolwan, ela começou perdendo na primeira parcial, mas se recuperou na seguinte. Confirmando a tônica do equilíbrio, Tamolwan venceu o terceiro e Caroline empatou novamente, forçando o último e decisivo set. Num erro de saque da tailandesa, ela fechou o jogo em 3 a 2 e carimbou o passaporte brasileiro para a primeira divisão do Mundial de Tênis de Mesa por Equipes de 2016, que vai acontecer na Malásia.