Por CBTM
O desempenho dos times masculino e feminino do Brasil no Mundial por Equipes, disputado entre os dias 28 de abril e 5 de maio, no Japão, já refletiu no ranking de maio da Federação Internacional de Tênis de Mesa. E com direito a resultados históricos.
Gustavo Tsuboi chegou à melhor colocação de um mesatenista brasileiro em toda a história, saindo do 69º para o 36º lugar. Além de Tsuboi, Cazuo Matsumoto passou de 89º para 83º, e Hugo Calderano subiu quinze posições, chegando a 78º, além de ser o o 3º entre os juvenis. O único que não subiu foi Thiago Monteiro, que era o 120º e agora esta em 143º.
Entre as meninas, o resultado também foi muito expressivo, e pela primeira vez o Brasil tem duas Top 150. Caroline Kumahara saiu da 135ª colocação para a 110º, enquanto Lin Gui conseguiu subir 62 posições, alcançando o 133º posto entre as melhores do mundo. Quem também merece destaque é Ligia Silva, pela primeira vez entre as duzentas melhores (174º). Com pouca participação no torneio, Jessica Yamada saiu do 191º para o 202º lugar.
No ranking de seleções, a equipe masculina do Brasil se manteve em 14º, enquanto a feminina subiu de 27º para 25º.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.