Por CBTM
A fase eliminatória das disputas individuais do Aberto de Tênis de Mesa Paralímpico da Eslovênia começou nesta quarta-feira. A competição, que se encerra no dia 11 de maio, acontece na cidade de Lasko, também terá a disputa por equipes.
Iranildo Espíndola, da Classe 2, enfrentou o sérvio Goran Perlic, e perdeu por 3 a 2, despedindo-se da competição. O outro atleta da classe que havia alcançado a fase eliminatória, Guilherme Costa, perdeu para o campeão dos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o francês Vincent Boury, por 3 a 1 e também deu adeus à disputa por medalha.
Na classe 07 masculina, Paulo Salmin enfrentou o belga Ben Despineux e foi eliminado, ao perder por 3 a 2. "Foi minha estreia [em torneios na Europa na classe 07]. É muito diferente da classe 08. Os dois jogos que perdi foram para atletas que usam pino, e na classe 08 praticamente não tinham atletas que jogavam desta forma" - comentou Paulo Salmin.
Já Carlos Carbinatti enfrentou o búlgaro Denislav Kodjabashev . Nos dois primeiros sets, o búlgaro jogou com uma prótese em seu braço amputado, o que era irregular, e foi reportado ao árbitro geral. A partir do terceiro set, ele jogou e, sem a prótese, venceu por 11-6, fechando a partida em 3 a 0.
No feminino, Joyce Oliveira, depois de sair em 2º lugar do grupo, enfrentou a sérvia Nada Matic nas quartas-de-final, e perdeu por 3 a 0. Ela está eliminada da disputa na classe 04-05 feminina.
Já Bruna Alexandre, na classe 10, também nas quartas-de-final, venceu a russa Daria Saratova, por 3 a 0, garantindo a primeira medalha brasileira por ter alcançado as semifinais.
Classificados diretamente para as quartas de final, Bruno Braga, na classe 01, joga contra Robert Davies (Reino Unido), e Israel Stroh (classe 08) enfrenta o belga Mathieu Loicq.
Aloisio Lima (classe 01), Ronaldo Souza e Carla Azevedo (classe 02), Gilberto Onofre e Simone Vieira (classe 07), Luiz Filipe Manara (classe 08), Erick Higa e Jennyfer Parinos (classe 09) e Danielle Rauen (classe 10) não passaram da fase de grupos, e aguardam o início do torneio de equipes.
Crédito das fotos: Luciano Possamai.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.