Por CBTM
Hoje é um dia muito especial para o tênis de mesa brasileiro e mundial. Hugo Hoyama, maior mesatenista da história do esporte no Brasil, completa 45 anos. Dentre suas maiores façanhas, a incrível marca de seis Olimpíadas disputadas e 10 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Panamericanos.
Nascido em São Bernardo, no ABC paulista, Hoyama começou sua carreira de atleta aos 7 anos. Aos 17 , foi convocado para a seleção adulta de tênis de mesa pela primeira vez. Além do Brasil, jogou por clubes na Suécia, no Japão e na Bélgica.
O auge de Hoyama veio nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando ficou em 9º. O mesatenista brasileiro eliminou o campeão mundial Jorge Persson, da Suécia, nas simples. Um marco para o tênis de mesa do Brasil. Além das dez medalhas de ouro, Hugo ainda possui mais uma prata e mais quatro bronzes em Jogos Panamericanos.
Como treinador, Hoyama obteve, recentemente, um resultado extraordinário: levou a equipe feminina à elite mundial do tênis de mesa por equipes. Feito inédito e com a seleção feminina derrotando todos os seus adversários. Em 2004, ele havia conseguido o mesmo, mas como atleta da seleção masculina.
O 9 de maio estará eternamente gravado nos corações dos amantes do tênis de mesa; seja como atleta ou treinador, Hugo Hoyama já escreveu seu nome na história do desporto brasileiro.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.