Brasil dá show e alcança duas semifinais no Aberto Paralímpico da Eslovênia
Por CBTM
No segundo dia do torneio de equipes, o Brasil caminha a passos largos para conquista de medalhas de ouro no Aberto da Eslovênia, que se encerra no próximo dia 11, na cidade de Lasko.
Jennyfer Parinos, Bruna Alexandre e Danielle Rauen venceram a equipe formada por Dinamarca e Egito por 3 a 0, e avançaram direto para as semi-finais na classe 10. O grande resultado foi pela vitória de Danielle Rauen sobre a dinamarquesa Sophie Walloe, 7ª do ranking mundial, por 3 a 2. Agora, as brasileiras tem partida dura contra a Turquia 2, formada por Hilal Turkkan e Ebru Can.
Para o técnico Paulo Camargo, um ótimo resultado: "Danielle vem jogando muito bem e mostrou ter chances futuras de chegar no Top-10 do mundo", disse. E os elogios seguem também para Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos: "A vitória da Bruna e da Jennyfer em duplas mostrou que ambas conseguem atuar bem e de forma segura, uma ao lado da outra".
Outra equipe que está bem é a composta por Joyce Oliveira e Sandra Mikolaschek (ALE), na classe 04-05 feminina. Elas venceram as eslovenas Andreja Dolinar e Barbara Meglic por 3 a 0, e estão a uma vitória da medalha de ouro. Neste sábado, enfrentam as favoritas sérvias.
Para José Ricardo Rizzone, uma vitória de Joyce Oliveira se destacou, a sobre Andreja Dolinar, #8 do ranking mundial e uma posição acima de Joyce: "Esta vitória foi importante, principalmente por estar perdendo no último set por 7x4, e pedi tempo, o que deu resultado, pois a Joyce então venceu sua partida por 3:2". José Ricardo lembrou também que esta vitória provavelmente fará com que Joyce suba algumas posições no ranking mundial.
Os outros atletas brasileiros já encerraram suas participações no Aberto da Eslovênia. Carlos Carbinatti, Erick Higa e o búlgaro Denislav Kodjabashev foram eliminados na fase de grupos, depois de perderem para o combinado Rússia/Polônia por 3 a 1. Já Carla Azevedo e Femke Cobben (HOL) perderam por 3 a 0 para o Reino Unido e também se despediram da competição. Gilberto Onofre e Silvio Herbig, na classe 07, também foram eliminados pelos britânicos (Will Bayley, Paul Karabardak e Billy Shilton), e estão fora da disputa por medalhas. E na classe 01, mais um time britânico (desta vez, somente 50% dele, pois o outro atleta é suíço) derrotou os brasileiros Aloisio Lima e Bruno Braga por 3 a 0.
Na classe 02 masculina, Iranildo Espíndola, Guilherme Costa e Ronaldo Souza venceram os americanos por 3 a 0, mas perderam na última partida de seu grupo para a equipe Polônia/Rep. Tcheca, e não chegaram às quartas-de-final.
No sábado, serão duas semi-finais para os brasileiros: contra os húngaros na classe 08 masculina e contra turcas na classe 10 feminina. E ainda a última partida do grupo único na classe 04-05 feminina, entre Brasil/Alemanha x Sérvia, e a última partida no grupo único na classe 06-07 feminina, na qual Simone Vieira e Felicity Pickard (GBR) não tem mais chances de medalhas (com novo regulamento do IPTTC, quando há disputa entre somente quatro participantes, só há entrega de medalha de ouro e prata).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.