Disputa por equipes começa com medalhas para o Brasil no Aberto da Eslováquia
Por CBTM
Já virou rotina para a delegação brasileira: dia de competição, dia de medalha! Realizado na cidade de Bratislava, o Aberto Paralímpico da Eslováquia chegou à sua reta final. O dia 16/05 foi marcado pelo fim da fase de grupos, cujo desfecho está programado para amanhã, dia 17/05.
Disputando em equipes, o time feminino que conseguiu melhor resultado foi o pertencente à classe 10. Bruna Alexandre, Danielle Rauen e Jennyfer Marques venceram os três confrontos disputados pelo placar de 3 a 1. Vale destacar que Bruna, sempre ela, venceu duas partidas no individual e mais duas nas duplas, sendo o destaque da equipe. Pelas semifinais, o time verde-amarelo enfrentará a Turquia 2.
O combinado Brasil/Itália, formado por Carla Azevedo e Francesca Lazzaro, foi eliminado com três derrotas por 3 a 0, na classe 1-3. Na classe 4-5, apesar de Joyce Oliveira ter vencido as duas partidas individuais no confronto decisivo, o destino não foi diferente: eliminação do combinado Brasil/Eslovênia com duas derrotas (3 a 0 e 3 a 2). Simone Cordeiro Vieira foi outra que deu adeus à competição: defendendo o combinado Brasil/Rou/Lat, viu sua equipe ser eliminada com três derrotas por 3 a 0.
No masculino, pela classe 1, Aloisio Lima Junior e Bruno de Paula são os remanescentes brasileiros no Aberto. Após perderem a primeira partida por 3 a 0, a equipe se recuperou ganhando as duas restantes (3 a 0 e 3 a 2), com destaque para a partida decisiva, na qual venceu o combinado Argentina/Rússia, conseguindo se classificar em segundo. Na semifinal, terão pela frente o combinado França/Itália.
Pela classe 2, o time brasileiro formado por Guilherme Costa, Iranildo Espíndola e Ronaldo Machado foi eliminado com duas derrotas e uma vitória. Destaque para Guilherme, vencedor da partida contra o sul coreano Cha Soo Young, número 9 do ranking mundial. Pela classe 7, Gilberto Onofre foi eliminado juntamente com Daryl Sterling (EUA) com duas derrotas.
A história se repetiu nas classes 8 e 9, com algumas ressalvas: Israel Stroh, Luiz Filipe Guarnieri e Paulo Sérgio Salmin avançaram às oitavas, com uma vitória e uma derrota, mas foram eliminados na sequência pelo combinado Bélgica/ Reino Unido. Vale destacar e muito, a categórica vitória de Israel, ainda pela fase de grupos, diante do chinês Churen Sun, número 6 do ranking mundial. Pela classe 9, o combinado Brasil/Reino Unido, composto por Erick Higa e Ashley Facey-Thompson deu adeus ao torneio com duas derrotas e uma vitória.
Amanhã (17/05), serão conhecidos os campeões pela disputa em equipes e ocorrerá a cerimônia de encerramento da competição. O Brasil já tem, pelo menos, duas medalhas de bronze garantidas, sendo uma no feminino e outra no masculino.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.