Por CBTM
A expectativa para o 45º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa só aumenta. A competição que será realizada entre os dias 22 e 25 de maio, na Universidade de Fortaleza, vai contar com os maiores nomes do esporte no Brasil, incluindo três atletas Top-100 do ranking mundial: Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto.
Maior promessa brasileira da modalidade, Hugo Calderano, de apenas 17 anos, chega como um dos favoritos ao título do Absoluto A Masculino, principal categoria do torneio. Mesmo com a pouco idade, ele já esbanja experiência. Depois de disputar o Mundial Por Equipes, no Japão, ele volta para casa para seu oitavo Brasileiro.
“Esse vai ser meu oitavo Brasileiro. Desde que comecei a jogar só deixei de participar em 2012, pois estava lesionado. Acho que vai ser uma experiência bem diferente do mundial porque vou me sentir em casa”, disse Hugo, ressaltando a diferença do clima fora do ambiente de jogo das duas competições. “Já joguei o Brasileiro em Fortaleza em 2008 e 2011. Além disso, muitos de meus adversários são meus amigos. Na mesa, o foco é o mesmo, mas fora da mesa, é bem mais leve”.
Três dias antes do inicio das competições, Hugo relembrou, em seu perfil numa rede social, as duas vezes em que jogou o Brasileiro em Fortaleza, usando uma montagem com fotos de suas participações.
Atualmente, Hugo ocupa a 78ª posição do ranking mundial e, entre os brasileiros, está atrás apenas de Gustavo Tsuboi (36º). Atrás dele, mas ainda no Top-100, está Cazuo Matsumoto (83º). Mesmo com uma certa ‘vantagem’, Hugo sabe que não terá vida fácil para chegar ao título.
“É normal que eu o Cazuo e o Tsuboi, por nossas posições no ranking mundial, sejamos considerados favoritos nas competições no Brasil. Mas o Brasileiro é o campeonato nacional mais importante, muitos jogadores de alto nível estão treinando com foco nessa competição e por isso vão ser adversários difíceis também”, analisou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.