Notícia

Após sonho interrompido, Cátia Oliveira encontra nova vocação: o tênis de mesa

Por CBTM

22/05/2014 20h32


Diz o ditado que ‘quando uma porta se fecha, abre-se uma janela’. Na vida de Catia Oliveira (ADIPPNE-SP), essa máxima se fez presente de uma forma intensa. Depois de conseguir se profissionalizar no futebol, ela teve a carreira interrompida por um acidente que a deixou tetraplégica, e chegou a pensar no pior. Mas, com a ajuda da amiga Tainá, encontrou o Tênis de Mesa.

“Na época do ocorrido, foi muito difícil. Sofri o acidente de manhã, e à tarde eu fui convocada para a Seleção que ia disputar o Mundial Sub-17, no Chile. Pensei no pior, mas a minha amiga Tainá, que sempre me incentivou muito no esporte, me ajudou a achar um que eu gostasse e estou até hoje jogando tênis de mesa, onde espero permanecer durante muito tempo. Claro que sonho em voltar a andar, mas hoje estou muito feliz como cadeirante e no tênis de mesa”, contou Catia, que demorou até voltar a praticar atividades físicas.

“Eu jogava futebol e com 14 anos foi para o time de Botucatu, onde fiquei um ano e meio. Em outubro de 2007 eu sofri o acidente, aos 16 anos, interrompendo o meu sonho que era ser jogadora de futebol profissional. Fiquei cinco anos em Cerqueira, mas sem querer fazer nada. Até que em 2013 eu encontrei o tênis de mesa numa feira para inclusão de deficientes e estou até hoje jogando”, explicou a corintiana fanática.

Mesmo praticando o tênis de mesa há pouco tempo, apenas um ano, Catia, 23, coleciona bons resultados e já sonha alto. O objetivo é o mesmo de quando jogava futebol: representar o Brasil.

“Em Maringá, meu primeiro torneio, e em Vitória, fiquei em terceiro lugar. Em Manaus eu consegui o vice-campeonato, todos em etapas da Copa Brasil. No Brasileiro, ano passado, fiquei em segundo nas duplas. Mas, estou evoluindo, e meu projeto é, quem sabe, entrar para a Seleção Brasileira e disputar os Jogos Olímpicos”, finalizou, sempre com um sorriso no rosto.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?