Por CBTM
Uma das grandes atrações da competição por rating no tênis de mesa é o cruzamento entre atletas de diferentes categorias. Em alguns casos, muito diferentes. Como o chaveamento é feito apenas por critérios técnicos, não importando a idade dos jogadores, alguns confrontos interessantes acabam acontecendo.
Um exemplo claro ocorreu nesta quinta-feira (22), durante a disputa do Rating I Masculino do 45º Campeonato Brasileiro. De um lado, Jean Costa (APCEF Manaus-AM), de 18 anos; do outro, Marlon Rocha (AABB Macapá-AM), com 53. Apesar da vitória por 3 a 0 (11-9, 11-7, 14-12), Jean, do juvenil, não escondeu que sente algumas dificuldades contra os mais experientes.
“É difícil jogar contra os mais velhos, pois a experiência conta muito. Não estou preparado para algumas situações de jogo que eles já conhecem. Mas, ainda bem que consegui vencer”, disse Jean.
Para Marlon, da categoria Veterano 50, a diferença está no preparo físico. Ele admite que o fôlego dos mais novos é difícil de ser acompanhado para um atleta de sua idade.
“Acho que joguei bem contra o Jean, mas na hora de decidir, eu não tinha mais força, enquanto ele estava inteiro. Procuro compensar na experiência, mas me faltou um pouco de preparo físico, e nele sobrou”, analisou.
O Campeonato Brasileiro dedica seu primeiro dia às competições do Rating. A partir desta sexta-feira e até domingo, acontece o torneio por ranking.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.