Notícia

CBTM realiza processo de classificação funcional no Campeonato Brasileiro

Por CBTM

25/05/2014 14h16


O  45º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em Fortaleza, não chama a atenção apenas pelo alto nível técnico, jogadas sensacionais e partidas emocionantes. A quantidade de pessoas que se encanta com o jogo e tenta a inserção no esporte é muito grande, principalmente de atletas paralímpicos.
 
 São onze diferentes categorias, determinadas de acordo com a condição especial de cada atleta:
 
As categorias são divididas em três grupos: Cadeirantes (1a5), Andantes (6 a 10) e Deficientes Intelectuais (11). 
 
Um processo complicado, mas feito com toda a atenção e dedicação de Luis Gustavo Amorim, fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. O Campeonato Brasileiro, que se encerra neste domingo, na Universidade de Fortaleza, foi a chance para diversos atletas tentarem se inserir no circuito paralímpico. Luis Gustavo explicou o processo da classificação funcional de potenciais atletas paralímpicos.
 
"Ele é constituído por um processo médico, que identifica a sequela da patologia. A partir daí analisamos o funcional do atleta, a amplitude de movimento, força, alteração de equilíbrio, rotação do tronco, movimento lateral... Isso tudo aplicado ao tênis de mesa. A primeira vista parece complexo, porém com o conhecimento da parte clínica e do esporte isso fica mais fácil."
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?