Por CBTM
O São Caetano/Seest/Xiom-SP dominou as disputas do Absoluto A Masculino do 45º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que terminou neste domingo, na Universidade de Fortaleza, e ocupou todos os lugares do pódio. Confirmando seu favoritismo, Hugo Calderano (78º do ranking mundial) conquistou o título, assim como já havia feito na disputa do rating, na última quinta-feira, primeiro dia de competições. Ele venceu Eric Jouti na final, por 3 sets a 2 (11-1, 11-5, 11-13, 5-11, 11-3).
CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
A surpresa ficou por conta da vitória de Eric Jouti, número 343 do ranking mundial, sobre Gustavo Tsuboi, número trinta e seis(melhor colocação de um latino-americano na história), na semifinal. Muito concentrado, ele bateu seu companheiro de clube por 3 sets a 1, e garantiu o lugar na decisão.
A outra semifinal ficou marcada pelo equilíbrio entre Hugo Calderano e Cazuo Matsumoto (83º), com apenas um dos quatro sets terminando em 11 pontos. Calderano venceu por 3 a 1, com parciais de 10-12, 15-13, 18-16 e 11-7.
Na grande final, Eric Jouti queria mostrar que não estava ali a toa e fez jogo duro contra Calderano, que precisou de cinco sets para fechar o jogo e conquistar seu primeiro título brasileiro na categoria adulto. Ele já havia vencido no juvenil e no mirim.
“É uma sensação muito boa vencer no adulto, sentir que estou jogando bem. Sempre é muito bom ser campeão aqui no Brasil”, disse Calderano, avaliando seu jogo contra o companheiro de clube.
“É um jogo diferente, a gente já se conhece, então sabemos jogar um contra o outro e temos, mais ou menos, a tática formada. Mas, cada jogo é diferente”.
No final de junho, Calderano vai disputar o Aberto da Coréia e do Japão. Antes, ele vai se preparar durante uma semana na Alemanha.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.