Por CBTM
O São Caetano/Seest/Xiom-SP dominou as disputas do 45º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, disputado em Fortaleza entre os dias 22 e 25 de maio, e conquistou o Troféu Eficiência. Com nove medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, o time paulista somou 9100 pontos e terminou em primeiro lugar, com mais do que o dobro do segundo colocado.
O Troféu Eficiência é dado à equipe que teve o melhor desempenho durante a competição. Cada medalha tem um peso diferente, e no final vale a soma de todos os atletas do clube. O ouro vale 650 pontos, a prata 400, e o bronze 250.
Hugo Calderano foi responsável por duas medalhas de ouro, no Rating A Masculino e no Absoluto A Masculino. Além de Hugo, Bruna Alexandre assegurou o título na principal categoria do feminino no Rating A Feminino e ficou com a prata no Absoluto A Feminino, perdendo para sua companheiro de clube, Katia Kawai.
Em segundo lugar no Troféu Eficiência ficou a ACEA Falcões/Corinthians/Suzano-SP, com quatro ouros, três pratas e um bronze e um total de 4050. Logo atrás ficou a Associação Cearense de Tênis de Mesa-CE, com dois ouros, duas pratas e sete bronzes, chegando a 3850 pontos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.