Notícia

Copa Brasil Sul-Sudeste II começa na próxima quinta-feira, em Videira-SC

Por CBTM

02/06/2014 16h34


Depois da realização do 45º Campeonato Brasileiro, em Fortaleza, o tênis de mesa brasileiro atravessa o país e desembarca em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Videira, que vai sediar a II Copa Brasil Sul-Sudeste, entre os dias 5 e 8 de junho.

No total, são trezentos e cinquenta inscritos, entre atletas olímpicos e paralímpicos, representando setenta e três clubes de todas as regiões do país. O sistema é o mesmo das outras etapas. No primeiro dia acontecem os jogos do rating, onde o critério do chaveamento é técnico, não importando a categoria dos atletas. Uma peculiaridade desse tipo de disputa é o confronto entre atletas com grandes diferenças de idade, colocando gerações distintas frente a frente.

A partir do segundo dia e até o final do torneio, acontece, os confrontos do Ranking, onde os jogadores lutam por medalhas dentro de suas categorias. Eles serão divididos em grupos e vão avançando para as fases eliminatórias até chegarem à grande final, que será disputada no domingo (8).

Os jogos das categorias paralímpicas acontecerão no sábado (7), penúltimo dia de torneio. Serão doze classes, cinco femininas e sete masculinas, contempladas nessa Copa Brasil. Um dos destaques é Eziquiel Babes, campeão da classe 04 em Fortaleza. Em Videira ele vai disputar a classe 05, mas garante que está preparado.

“Já tenho experiência em jogar na classe 05, tanto em competições nacionais quanto internacionais. Estou muito confiante em obter um bom resultado, fiz uma boa preparação para o brasileiro e continuo treinando forte. Não me considero favorito, e como vou jogar com atletas da classe 5, não conheço muito bem o jogo deles”, disse o atleta da ADFP Paraná-PR, que comemorou o fato de jogar num clima com o qual está acostumado.

“Jogar em Fortaleza foi muito difícil para mim, pois moro no Sul, na cidade de Guarapuava-PR, uma das mais frias do Brasil. Então, em Videira vai ser mais tranquilo”, completou.

Entre os atletas olímpicos, alguns dos principais nomes do Brasil não estarão presentes, como é o caso dos que compõem a seleção brasileira masculina: Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi. Em compensação, Jessica Yamada, campeã da segunda divisão do Mundial por Equipes com o Brasil, no Japão, vai representar o ADR Itaim Keiko/São José Dos Campos – SP, após um longo período de treinos na China.

Finalistas do rating na Copa Brasil realizada em Manaus, em março, Israel Barreto (APCEF Manaus-AM) e Henrique Narita (Aovc/Kenzen/Itu/Aocv/Juventus – SP) chegam como os dois principais cabeças-de-chave na categoria Absoluto A Masculino do ranking e no Rating A Masculino.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?