Por CBTM
A cidade de Videira, em Santa Catarina, será o palco da II Copa Brasil Sul-Sudeste de Tênis de Mesa, entre os dias 5 e 8 de junho. Acostumada com um clima de tranquilidade, o município, que fica a quatrocentos quilômetros de distância da capital Florianópolis, vai receber, pelo menos, trezentos e cinquenta atletas, mais toda a equipe envolvida na realização do evento.
Uma das principais atividades da cidade está relacionada à colheita de uvas, e também é aonde nasceu a empresa alimentícia Perdigão, uma das maiores do ramo no Brasil. Em 2002, a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina concedeu o título de “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”, referindo-se à presença da empresa alimentícia. Hoje, fundida com a Sadia, forma a BRF, que caminha para ser uma das líderes mundiais no setor.
Para quem sentiu o calor de Fortaleza durante a realização do 45º Campeonato Brasileiro, entre os dias 22 e 25 de maio, é hora de preparar o casaco, as meias e a toca para encarar o frio de Videira. Localizada à uma altitude de 750m, o município chega a registrar temperaturas perto do zero no inverno.
A população atual é de aproximadamente 50 mil habitantes e tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas, sendo a maior produtora do estado de frutas de caroço; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a Empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina.
Agora, além da roupa de frio, chegou a hora de separar raquete e bolinhas para quatro dias de muito tênis de mesa na cidade.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.