Por CBTM
O brasileiro Hugo Calderano deu um importante passo para dar continuidade na evolução de seu tênis de mesa. Segundo melhor brasileiro no ranking mundial (78º), atrás apenas de Gustavo Tsuboi (36º), ele acertou, na última sexta-feira, sua transferência para o Ochsenhausen, um dos mais tradicionais do tênis de mesa da Alemanha, onde ficará por, pelo menos, um ano.
Calderano não é o único atleta da seleção brasileira que atua fora do país. Gustavo Tsuboi acertou, recentemente, sua ida para o TTC Schwalbe Bergneustadt, também da Alemanha, e Thiago Monteiro é atleta do Istres, da França. Calderano aposta na evolução de seu jogo no próximo ano.
“Jogar na primeira divisão da Alemanha é uma oportunidade excepcional de melhorar meu jogo. Vou jogar com mais frequência contra os Top 100 do mundo e isso vai me ajudar a evoluir no alto nível”, disse o atual campeão brasileiro adulto, que já conhecia o clube antes da assinatura do contrato de um ano.
“Eu já conhecia o clube e a equipe e sabia que a estrutura era ótima, muito profissional. Fui muito bem recebido e tenho certeza de que vou me adaptar rapidamente”, completou.
Além de Hugo, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy também morarão na Alemanha na próxima temporada, como parte do projeto de aprimoramento dos atletas brasileiros.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.