Por CBTM
O tênis de mesa paralímpico do Brasil teve boas notícias nesta segunda-feira, quando foi atualizado o ranking mundial da categoria. Atletas que participaram dos Abertos da Eslovênia e da Eslováquia, no mês de maio, evoluíram na lista dos melhores do mundo, divulgada no último dia 2 de junho. Esses foram os dois principais torneios antes da disputa do Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico, a ser realizado de 06 a 15 de setembro, em Pequim, China.
O maior destaque é Bruna Alexandre, que ocupava a quarta posição na classe 10 e no geral, e agora é a terceira nas duas listas. Ela ficou a apenas dezesseis pontos de ultrapassar a chinesa Qian Yang, número dois do mundo e de quem Bruna ganhou na Eslováquia. Na Eslováquia e na Eslovênia, Bruna disputou vinte e cinco jogos e ganhou todos.
Quem também subiu foi Joyce Oliveira. Ela ocupava a nona colocação na classe 04, e agora está em sexto, depois de conquistar trinta pontos nos torneios europeus. Em janeiro de 2011, Joyce era a número trinta do mundo, e evoluiu vinte e quatro posições em três anos.
No masculino, os destaques foram os atletas da classe 08. Israel Stroh e Luiz Filipe Manara subiram 4 e 5 posições, respectivamente, chegando ao 20º e 25º lugar no ranking mundial. O resultado é promissor, visto que venceram alguns atletas Top-15 do ranking Mundial, e levando em conta que estes foram os dois primeiros torneios dos quais Luiz Filipe Manara participou na Europa.
Entre os cadeirantes, Guilherme Costa, da classe 02, e Bruno Braga, da classe 01 se sobressaíram. Guilherme agora está na 22ª colocação do ranking da classe 02, ultrapassando o companheiro de seleção Ronaldo Souza. Guilherme, desta forma, assume a posição de número dois no ranking das Américas, atrás apenas do também brasileiro Iranildo Espíndola. Bruno Braga chegou ao 19º lugar, e voltou ao Top-20, subindo quatro posições em apenas dois torneios.