Por CBTM
O tênis de mesa brasileiro vai em busca de mais um título internacional. A partir desta sexta-feira (6), e até o próximo domingo (8), seis atletas da elite do esporte nacional vão representar o Brasil na Copa Latino Americana, em Assunção, no Paraguai. A competição faz parte do calendário oficial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês).
Entre os homens, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Victor Ishiy serão os representantes na luta pela manutenção da hegemonia do país no torneio. Desde a primeira edição, em 2011, o Brasil conquistou todos os títulos, com Gustavo Tsuboi em 2011, no Rio de Janeiro, e Thiago Monteiro em 2012 e 2013, na Costa Rica e na República Dominicana, respectivamente.
O Brasil carrega um certo favoritismo, principalmente com Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto, os dois atletas com melhores posições no ranking mundial entre todos os inscritos. Tsuboi é o 36º do mundo, e Cazuo, o 83º. Victor Ishiy vem apresentando uma grande evolução nos últimos meses e também vai querer fazer bonito.
Um atleta que vai querer ameaçar o reinado dos brasileiros é o paraguaio Marcelo Aguirre, ouro no Campeonato Latino-Americano de 2013, em El Salvador. Agora, jogando em casa, ele vai em busca de mais uma conquista.
Brasil também tem favoritismo no feminino
Não é só entre os homens que o Brasil chega como favorito. As meninas serão representadas por três das quatro componentes da Seleção Brasileira que foi campeã da segunda divisão do Mundial por Equipes e garantiu a vaga inédita para a elite do tênis de mesa mundial. Da equipe formada por Ligia Silva, Caroline Kumahara, campeã em 2012, na Costa Rica, Lin Gui e Jessica Yamada, apenas a última não vai participar.
Com esse time, o Brasil ocupa as três melhores posições do ranking entre as participantes: Caroline Kumahara (111ª), Lin Gui (132ª) e Ligia Silva (175ª). A adversária melhor ranqueada é a colombiana Paula Medina (200ª).