Por CBTM
Na véspera de seu aniversário de dezoito anos, Hugo Calderano ganhou um motivo e tanto para comemorar. O brasileiro, nono do ranking mundial sub-21 conquistou, neste sábado, o título da categoria no Aberto do Japão, (um dos mais importantes do mundo), realizado na cidade de Yokohama, com uma vitória diante do campeão mundial juvenil e vigésimo quarto do ranking, o coreano Woojin Jang, por 4 sets a 2 (11-8,12-10,7-11,15-13,8-11,11-8) na grande final.
Hugo entrou no torneio como cabeça de chave número um e, em sua campanha, deixou para trás o indiano Soumyajit Ghosh, o japonês Asuka Sakai, o singapuriano Zhe Yu Clarence Chew e o coreano Chan-Hyeok Park.
Hugo e Woojin já haviam se enfrentado em outras quatro oportunidades, com vantagem para o coreano, que saiu vencedor por três vezes. No quinto confronto, o brasileiro levou a melhor e faturou o título sub-21 do Aberto do Japão.
Na última semana, Hugo havia sido desclassificado nas oitavas de final do Aberto da Coréia e, após o torneio, não escondeu seu desapontamento com o desempenho abaixo do esperado. Agora, no Japão, mais acostumado à maratona de jogos imposta pelos torneios, mostrou porque é um dos melhores do mundo na categoria e faturou o título. De quebra, levou para casa um prêmio de dois mil e quatrocentos dólares, cerca de seis mil reais.