Comitê Olímpico Internacional completa 120 anos nesta segunda-feira
Por CBTM
Em todo o mundo, o dia 23 de junho é marcado pela comemoração do aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894. No Brasil, o Dia Olímpico também é o Dia Nacional do Esporte. “Esta é uma data muito importante para todo o Movimento Olímpico Internacional, pois marca o aniversário do COI. O Dia Olímpico deve ser celebrado por todos esportistas, profissionais ou não. Desde sua fundação, o COI sempre procurou divulgar e apoiar os ideais olímpicos através do respeito mútuo, amizade entre os povos e a incessante busca pela excelência”, afirma o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
Em 23 de junho de 1894, durante um congresso de educação e pedagogia, o Barão Pierre de Coubertin defendeu a criação de um órgão internacional que unificasse as diferentes disciplinas esportivas e que promovesse a realização, a cada quatro anos, de uma competição internacional entre atletas amadores, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na história do Estado grego. Neste dia era formado o Comitê Olímpico Internacional, e ficou decidido que os I Jogos Olímpicos da Era Moderna seriam celebrados, dois anos depois, em Atenas, na Grécia.
O Comitê Olímpico Brasileiro foi o primeiro Comitê Olímpico Nacional da América do Sul a ser fundado. No último dia 8 de junho, o COB completou 100 anos de uma história repleta de conquistas memoráveis.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.