Por CBTM
A noite do dia 17 de junho foi de homenagens para o atleta Joaçabense Daniel de Deus e Silva Godoi, agraciado com a Moção de Aplauso na Câmara dos Vereadores de Joaçaba. De acordo com o vereador Elói Hoffelder, responsável pela indicação, a homenagem é justa, já que Daniel tem representado e levado o nome de Joaçaba para muitos municípios do Brasil e outros países do mundo, onde tem participado de competições de tênis de mesa.
O atleta de apenas 12 anos é mesatenista da equipe de alto rendimento da Associação Pró Tênis de Mesa de Joaçaba (APTM). Somente no ano de 2013, Daniel foi campeão catarinense, conquistou as medalhas de ouro nas etapas da Copa do Brasil de Maceió, Vitória e Brasília e sagrou-se campeão brasileiro em Bento Gonçalves sem perder nenhum set. Ainda foi eleito o melhor mesatenista do Brasil na categoria pré-mirim recebendo a homenagem da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, além de ter sido campeão Sul-americano individual e de duplas no Paraguai e Latino-americano em equipes na Guatemala.
Em 2014, o mesatenista sagrou-se campeão das etapas da Copa Brasil de Tênis de Mesa realizadas em Manaus e Jaraguá do Sul, que lhe rendeu o título de número 1 do ranking nacional na categoria mirim masculino. Por estes resultados, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, o qual irá ocorrer também em julho, na cidade de Chiclayo, no Peru.
“A homenagem ao atleta Daniel Godoi nos deixou muito orgulhosos e é muito justa diante de muitas conquistas em tão pouco tempo, com apenas 12 anos de idade. Isso mostra o potencial de Santa Catarina, e passa a ser uma grande conquista para o Tênis de mesa brasileiro em cujo país se domina o futebol”, disse o técnico, Luiz Fernando de Paula, da APTM
Seu último feito foi a medalha de ouro conquistada de forma invicta na Etapa Regional dos Jogos Escolares de SC, na cidade de Lages, classificando-se para a Etapa Estadual, que acontecerá no mês de julho.
Daniel aproveitou para agradecer sua família, amigos, APTM e os patrocinadores pelo apoio, que tem sido primordial para sua carreira. Ele ressaltou que sua rotina baseia-se em treinos diários de no mínimo três horas e que um dos focos de seu trabalho é manter-se na Seleção Brasileira de Tênis de Mesa.
De acordo com Ubiratã Gonzales, presidente da APTM, um atleta como Daniel faz com que o trabalho junto à associação seja feito com mais satisfação.
“Sabemos que Daniel está no caminho certo e o nosso principal objetivo é aumentar a estrutura da Associação, possibilitando que novos talentos como o dele possam surgir no município”, disse Ubiratã.
Em seu pronunciamento, Yuri Reis de Godoi, pai do atleta, citou que o tênis de mesa não é um esporte individual e sim coletivo, já que conta com o empenho de inúmeros profissionais para se alcançar resultados satisfatórios.
Na mesma noite, o juiz de Direito Edemar Gruber também foi homenageado. De acordo com o vereador Luiz Vastres, a homenagem é um reconhecimento pelos muitos anos de trabalho que o juiz dedicou ao município de Joaçaba.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.