Acesso inédito à 1ª Divisão do Mundial Por Equipes completa dois meses
Por CBTM
Exatos dois meses atrás, o Brasil alcançava um feito histórico no tênis de mesa. A seleção feminina formada por Caroline Kumahara, Ligia Silva, Jessica Yamada e Lin Gui, e comandada por Hugo Hoyama, venceu, no dia três de maio, a Tailândia, nas semifinais da Segunda Divisão do Mundial por Equipes, garantindo a vaga na decisão e o acesso inédito à elite do tênis de mesa mundial.
Mesmo acostumado à grandes conquistas e com vasta experiência internacional, o técnico Hugo Hoyama não escondeu a emoção.
“A emoção que estou sentindo é indescritível. Primeiramente eu quero agradecer a parabenizar todas as atletas, pois foram elas que entraram na mesa, se concentraram, vibraram, superaram obstáculos, deram força uma à outra, principalmente nos momentos difíceis”, ressaltou Hugo logo após a conquista, destacando o trabalho de toda a comissão técnica.
“Elas realmente mereceram essa classificação histórica para o tênis de mesa feminino do Brasil. É claro que eu fico muito feliz de ter ajudado, com outros técnicos, Jean-René, Lincon, Paco, Michel Blondel, a ajuda do Françoise, Peter Karlsson, Mika, e da CBTM, que está nos dando o suporte necessário para alcançarmos esses objetivos”.
Curiosamente, mas não por acaso, Hugo Hoyama estava na equipe masculina que conseguiu chegar à primeira divisão pela primeira vez em 2004. Depois de repetir a dose, mas como treinador das meninas, ele lembrou da conquista dez anos antes e, mesmo muito emocionado, cobrou empenho das atletas na decisão contra a Suécia.
“Eu tive e mesma sensação de quando, como atleta, vencemos a segunda divisão, em 2004, e subimos para a primeira. É sensacional. Se for colocar toda a emoção que estou sentindo agora, ficarei falando por horas. Ainda temos o último jogo, não menos importante, contra a Suécia, decidindo o título da 2a divisão, e cobrarei das minhas atletas a mesma competência que elas tiveram até agora”, disse o maior nome do tênis de mesa da história do Brasil.
A cobrança de Hugo surtiu efeito. Na final, o Brasil venceu a Suécia, único time para qual havia perdido durante o torneio, ainda na fase de grupos, e sagrou-se campeão da segunda divisão do Mundial por Equipes. Como não poderia deixar de ser, Hugo rasgou elogios à suas comandadas.
“Essas atletas maravilhosas são as que mais merecem os parabéns. Já conquistamos outros títulos importantes, mas esse foi sensacional, principalmente pelo jeito que elas jogaram.Tenho certeza de que esse grande passo dado servirá de muita motivação para lutarmos por outros ótimos resultado”, finalizou.