Por CBTM
Os mesatenistas brasileiros Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto subiram no ranking mundial de tênis de mesa divulgado, na última terça-feira (08),pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF na sigla em inglês).
Gustavo Tsuboi segue como o brasileiro melhor colocado, sendo o 36º do mundo, com 2245 pontos. Em junho, ele havia perdido duas posições, mas voltou ao melhor posto já ocupado por um mesatenista da América Latina em toda a história, após conseguir o bronze na Copa Latino-Americana.
Quem mais evoluiu no ranking foi Hugo Calderano. Com apenas dezoito anos, ele alcançou o 67º posto, subindo quinze posições após sua participação nos Abertos do Japão e da Coréia. Agora, possui 2126 pontos.
Ainda no top-100, Cazuo Matsumoto também subiu consideravelmente. Antes número oitenta e quatro do mundo, agora ele ocupa 73º posição, com 2116 pontos. Assim como Tsuboi, Cazuo disputou a Copa Latino-Americana, onde sagrou-se campeão e garantiu a vaga para representar a América Latina no World Tour Finals ITTF, na Tailândia.
Com uma boa participação na Copa Latino-Americana, o jovem Vitor Ishiy subiu dezesseis posições, alcançando o 160º posto, com 1610.