Por CBTM
Um ouro por equipes para os meninos e outro ouro por equipes para as meninas; nas duplas, um ouro masculino e um bronze feminino; para completar, mais um bronze na categoria individual. O Festival Esportivo Panamericano, realizado no México, entre os dias 17 e 20 de julho, trouxe mais do que medalhas para os mesatenistas brasileiros; mostrou a evolução e a indicação de que o Brasil segue no caminho certo para o desenvolvimento de um tênis de mesa de excelência.
Reinaldo Yamamoto, um dos técnicos do selecionado brasileiro em terras latinas, fez um balanço sobre o que achou do desempenho de seus atletas na competição.
“No masculino, a nossa campanha foi muito boa, mesmo não estando com a equipe principal.
Fomos campeões por equipe e também nas duplas, com o Vitor e o Humberto. Também tivemos o Humberto alcançando as quartas e a medalha de bronze para o Vitor no individual.
Podemos dizer que o saldo foi positivo, tendo em vista que os jogadores tiveram muitos problemas e souberam se superar. Além da altitude, Vitor e Humberto tiveram a saúde debilitada. As condições alimentares do evento não estavam boas e muitos atletas sofreram com enjoos, diarreia e vômito. Eles souberam se superar e conseguiram resultados muito interessantes, se adaptando e tendo que mudar um pouco o jeito de jogar.
No feminino, o saldo foi bem positivo também. Viemos com uma equipe muito jovem e conseguimos uma medalha de ouro por equipes e uma medalha de bronze nas duplas. No individual, Bruna Alexandre e Bruna Takahashi perderam nas quartas e Letícia perdeu nas oitavas. Foi a primeira experiência delas contra as melhores jogadoras adultas da América, portanto, temos que valorizar muito este título. Elas jogaram de igual pra igual com todas as adversárias, e, mesmo sendo derrotadas, tiveram total chance de vencer e chegar mais longe no individual, o que mostra que estamos no caminho certo! Parabéns a toda equipe!”
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.