Fisioterapeuta da CBTM torna-se Classificador Paralímpico Internacional
Por CBTM
Luiz Gustavo Claro de Amorim, fisioterapeuta que trabalha com a seleção brasileira de tênis de mesa, alcançou um incrível e histórico feito na última semana. Após muitos anos de esforço e dedicação, o membro da CBTM obteve a efetivação como um Classificador Funcional Internacional Nível C. Para obter tal nomeação, o requerente deve ter cursado, no mínimo, três cursos de capacitação para classificação funcional.
Luiz fez ainda melhor: cursou quatro vezes, em 2008, 2009, 2011 e 2013, sendo o último, realizado na cidade Lignano, na Itália, pelo Europeu Paralímpico de Tênis de Mesa. Morador de Goiânia (GO), Luiz esteve presente no último campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em Fortaleza, além de ter sido o fisioterapeuta da seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres.
A classificação funcional é constituída por um processo médico, que indica a sequela da patologia. A partir dela, é feita uma análise funcional do atleta, totalmente aplicada ao tênis de mesa. As categorias de atletas paralímpicos são divididas em três grupos: cadeirantes (1 a 5), andantes (6 a 10) e deficientes intelectuais (11).
Segundo o site da IPTTC, Luiz Gustavo é "um indivíduo que, depois de ter completado com sucesso o seu terceiro seminário/curso, demonstrou nível apropriado de conhecimento teórico e experiência prática como um classificador de tênis de mesa."
Dentre os Classe C de todo o mundo, Luiz é o quarto integrante do continente americano, sendo o único da categoria "Paramédico".
A CBTM parabeniza Luiz Gustavo pelo seu feito e deseja muito sucesso ao fisioterapeuta.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.