Notícia

Evento-teste para a Olimpíada de 2016, Aquece Rio receberá os melhores mesatenistas do mundo

Por CBTM

05/08/2014 21h55


O tênis de mesa já sabe quando terá seu evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio 2016: mesatenistas da elite mundial disputarão o Aquece Rio Open Series de 18 a 21 de novembro de 2015, no Pavilhão 4 do Riocentro. O torneio faz parte de uma série de eventos que envolverão 45 modalidades, sendo esperados 8.400 atletas olímpicos e outro 1.400 paralímpicos.

A competição será chave não apenas para avaliar as estruturas olímpicas, mas também para preparação da seleção brasileira de tênis de mesa. O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, já sabe quais objetivos a modalidade terá.

"Serão 48 atletas de tênis de mesa, contando masculino e feminino. São esperados os melhores mesatenistas de todo o mundo. Será nosso quarto grande desafio em 2015 (Copa do Mundo por equipes, em Dubai, Mundial Individual, em Kuala Lampur, Pan-Americano, em Toronto). Todos os atletas querem participar, até porque terão uma prévia do que vem em 2016, tanto em relação aos adversários quanto ao carinho do público brasileiro. A nossa meta é conseguir chegar entre oitavo e décimo do mundo, por equipes, até 2016", explicou.

 

Para Delphine Moulin, gerente-geral de Eventos Testes da Rio 2016, a realização do Aquece Rio Open Series é de extrema importância para saber se o comitê está no caminho certo para proporcionar um grande espetáculo.

"Eventos de teste são parte vital das preparações para os Jogos, providenciando a oportunidade de colocar todo nosso planejamento em prática. Eles ainda oferecem uma chance inestimável de integrar todo o comitê organizador com as federações internacionais e nacionais de esportes e também com o governo, que tem um papel crucial na entrega dos Jogos”, afirmou Moulin.

 

Os eventos serão divididos em três categorias, disputadas em períodos diferentes. A primeira categoria será de esportes ao ar livre. A segunda será entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, com foco nos eventos em locais fechados (indoor). Os mesatenistas entrarão em ação entre os dias 18 e 21 de novembro. O período final irá de março a maio de 2016, incluindo eventos de maior porte, como atletismo e natação.

 

“Estabelecer o calendário é um passo importante e, com os eventos-testes, poderemos testar todos os aspectos das competições e assegurar que, quando os Jogos chegarem, tudo estará no lugar para que os atletas alcancem suas melhores performances”, disse Alberto Guimarães, diretor-executivo de Esportes e Integração Paralímpica.

Serão 33 eventos-teste de modalidades olímpicas, seis exclusivas da categoria paralímpica e seis contemplando as duas.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?