Por CBTM
Terceiro cabeça de chave, brasileiro supera rival de Taiwan e conquista medalha inédita para o país
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 19/08/2014
Aos 18 anos, Hugo Calderano já escreveu seu nome na história do tênis de mesa brasileiro. Na madrugada desta quarta-feira (20/8), o carioca se tornou o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha olímpica na modalidade. Ele derrotou Heng-Wei Yang, de Taiwan, por 4 sets a 2 (11-9, 11-8, 11-9, 9-11, 9-11 e 12-10) e levou o bronze no torneio individual masculino dos Jogos da Juventude, que acontecem em Nanquim, na China.
Calderano chegou à competição como terceiro cabeça de chave e fez uma grande campanha: foram seis vitórias e um único revés, para o japonês Yuto Muramatsu, segundo favorito, nas semifinais. O jovem mesatenista soma mais um grande resultado à sua vitoriosa carreira, que inclui o Aberto de Jovens da Coreia (2013), o Aberto do Japão Sub-21 e o Campeonato Brasileiro Adulto (ambos em 2014).
Nesta quarta, Calderano e Yang fizeram um jogo muito equilibrado. No primeiro set, os dois atletas se alternaram na liderança, mas o brasileiro se impôs nos pontos finais para vencer por 11-9. No segundo, o carioca esteve sempre à frente e fechou em 11-8.
O cenário se repetiu na terceira parcial, quando, após um início equilibrado, Calderano assumiu o controle da partida e levou por 11-9. No quarto set, Yang chegou a abrir 10-5, mas viu o brasileiro crescer e ficar apenas um ponto atrás. No entanto, o asiático conseguiu a vitória por 11-9.
Caldeirano começou melhor o quinto, mas caiu nos pontos decisivos e acabou derrotado novamente por 11-9. A vitória foi decidida em uma parcial emocionante: o brasileiro viu o adversário fazer 4-7, mas buscou a virada e fechou em 12-10, garantindo o bronze. Na comemoração, raquete para o alto e muita emoção.
Prata paralímpica
A conquista de Calderano foi a primeira olímpica para o Brasil no tênis de mesa. No entanto, a modalidade já havia levado uma medalha de prata na Paralimpíada de Pequim, em 2008. Na ocasião, Welder Knaf e Luiz Algacir foram vice-campeões por equipes na Classe 3.
Duplas mistas femininas
Calderano terá pouco tempo para comemorar: o brasileiro volta à mesa ainda nesta quarta, agora pelas duplas mistas internacionais, ao lado da uruguaia Maria Lorenzotti. A parceria, quinta cabeça de chave, estreia no Grupo E às 7h30 (de Brasília), contra Elia Schmid, da Suíça, e Giorgia Piccolin, da Itália.
Os dois compromissos seguintes serão na quinta (21/8): primeiro, às 2h, diante da dupla alemã Kilian Ort/Yuan Wan; depois, às 8h15, contra Sannah Lagsir, da Argélia, e Kerem Bem Yahia, da Tunísia.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br