Notícia

Bronze de Calderano demonstra potencial brasileiro: 'Podemos ter nível mundial'

Por CBTM

20/08/2014 18h26


Presidente da CBTM destaca feito de Hugo Calderano e projeta mais avanços nos próximos anos

Da Redação, no Rio de Janeiro(RJ) - 20/08/2014

O mesatenista Hugo Calderano fez história, nesta quarta-feira (20/08), ao conquistar a medalha de bronze no torneio individual masculino dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. O feito inédito para o Brasil na modalidade foi muito comemorado pelo envolvidos em sua preparação, inclusive pelo presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo.

"É a primeira medalha olímpica não só do Brasil, mas de toda a América Latina, desde que o tênis de mesa entrou nos Jogos Olímpicos, em Seul-1988. Mostra que, com um bom plano e investimentos adequados, podemos ter nível mundial. Certamente isso irá nos fortalecer", disse Alaor, projetando um crescimento maior da modalidade.

"Isso mostra que a equipe masculina cresce a cada dia. Já temos o Gustavo Tsuboi na posição 35 do ranking mundial e certamente o Calderano, em breve, estará entre os 50 e depois entre os 30 do mundo. Com isso, teremos uma equipe poderosa, entre as oito melhores do mundo.  Para 2016, é um grande aumento de expectativa de medalha para a equipe masculina", completou.

Talento para o esporte e base familiar fazem parte da receita para o sucesso

A aptidão de Hugo para os esportes é notória desde a infância. Depois de praticar vôlei e atletismo com sucesso (integrou a seleção carioca de vôlei mirim e foi campeão estadual de salto em distância pré-mirim em 2008), conheceu o tênis de mesa e não parou mais.

"Hugo é um dos maiores talentos da história e veio no momento certo. É muito inteligente e tem uma ótima base esportiva, como a explosão do salto em distância e o salto do voleibol. Além disso, tem um controle emocional fantástico, o que não é comum entre brasileiros e latino-americanos", destacou Alaor, ressaltando a importância do apoio familiar no sucesso de Hugo.

"Ele também tem uma família muito bem estruturada e que acompanha o seu dia a dia, inclusive seu avô, que se dispôs a morar com ele em São Caetano, quando teve de se mudar para treinar com a seleção", concluiu.

Brasileiro segue nas duplas mistas

Hugo segue sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, mas agora no torneio de duplas mistas internacionais, ao lado da uruguaia Maria Lorenzotti. Na estreia, o combinado foi superado por Giorgia Piccolin, da Itália, e Elia Schmid, da Suíça, por 2 jogos a 1. Calderano e Lorenzotti fecharão a fase de grupos nesta quinta (21/8): às 2h (de Brasília), enfrentarão a dupla alemã Kilian Ort/Yuan Wan; depois, às 8h15, terão pela frente Sannah Lagsir, da Argélia, e Kerem Bem Yahia, da Tunísia.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?