Com Hugo Hoyama, Londrina está pronta para receber os Jogos Escolares da Juventude
Por CBTM
Competição organizada pelo COB tem tradição em revelar talentos para o esporte brasileiro. Técnico da seleção feminina será embaixador
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 3/9/2014
Nesta quinta-feira (4/7), terá início mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude, contemplando jovens de 12 a 14 anos. De 4 a 12 de setembro, 4 mil alunos, de mais de 1.300 escolas, se reunirão na cidade de Londrina (PR), para a disputa de 13 modalidades esportivas - entre elas, o tênis de mesa -, além de atividades educativas e culturais.
Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o torneio busca a inserção social através do esporte, além do incentivo à prática esportiva nas escolas. Nos últimos anos, o evento tem sido um dos principais reveladores de talento para o Brasil, contribuindo para a aparição de atletas que chegaram ao alto rendimento, como Hugo Calderano, um dos principais nomes do tênis de mesa nacional.
"A competição é muito importante, pois lá eles já sentem a responsabilidade de defender a escola, cidade ou o estado que estão representando. Dessa forma, já pegam uma experiência para eventos maiores", afirmou Hugo Hoyama, um dos embaixadores da competição nesse ano.
Torneio comprova nos números a alcunha de revelador
Dos 97 atletas brasileiros participantes da última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizado em Nanquim, na China, 54 passaram pelos Jogos Escolares - entre eles, os medalhistas Layana Colman (judô), Duda Lisboa (vôlei de praia) e o próprio Hugo Calderano, bronze na competição individual masculina.
A partir do torneio, foram revelados 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicos como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação.
"Já tive a felicidade de participar em outras edições e adoro, pois temos contato com os atletas, passamos um pouco da nossa experiência para eles. É uma motivação a mais para que, no futuro, esses jovens possam, quem sabe, defender o Brasil", concluiu Hoyama, cujo próximo compromisso será no Aberto do Brasil, dirigindo a seleção feminina adulta.
Em Londrina, serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, contando com o apoio da Prefeitura de Londrina.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br