Por CBTM
Apesar da vasta experiência, brasileira vai disputar o primeiro mundial
Da redação, no Rio de Janeiro – 04/09/2014
O Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa, que será realizado na cidade de Pequim, na China, entre os dias 11 e 14 de setembro, terá um gostinho especial para Jane Rodrigues. Com duas paralímpiadas disputadas, a atleta da classe 8 vai para o seu segundo mundial, mas a história poderia ser diferente.
“Comecei a jogar em 2003, aos 28 anos, e em 2010 eu era a terceira do ranking mundial. Ia para o Mundial da Coréia, mas precisei parar os treinamentos quando descobri um câncer de mama e acabei ficando fora”, disse Jane, que um depois voltava a brilhar.
“Depois da pausa eu voltei em 2011 e fui para o Parapanamericano de Guadalajara. Fui para o tudo ou nada, mas acabei conquistando a medalha de ouro e o prêmio de melhor atleta da competição pela terceira vez”, completou.
Quatro anos depois de ver seu sonho interrompido, Jane admite que esse campeonato terá um gostinho especial e está empolgada para mais um desafio.
“Treinamos querendo o resultado. Vamos dar o máximo em todos os jogos e entraremos com tudo na mesa, pois é lá que as coisas se decidem
Torneio terá as campeãs olímpica e mundial
A vida de Jane no torneio não será fácil. Décima segunda colocada do ranking mundial, ela já sabe quais serão as principais barreiras que terá pela frente.
“Vamos ter a campeã paralímpica, Jingdian Mao, e a mundial, Thu Kamkasomphou. Como fiquei muito tempo fora do ranking e estou em 12º, terei uma adversária complicada logo de cara. Mas, estou indo preparada, vou filmar os jogos e estudar as atletas”.
O primeiro adversário esse fora da mesa, será a adaptação ao fuso-horário e o pouco tempo para descansar antes da estréia. Jane chegará à China somente no dia 6, mas está disposta a superar mais um obstáculo.
“A adaptação vai ser complicada, pois terá de ser rápida. Mas, como eu sempre fiz, vou dar o máximo para passar por isso da melhor forma possível e fazer um bom torneio”, concluiu.
Brasil terá doze atletas no Mundial Paralímpico
Além de Jane, a delegação brasileira contará com mais onze atletas. No masculino, Bruno de Paula e Aloisio Lima (classe 01); Guilherme Costa e Iranildo Espíndola (classe 02); Paulo Salmin (classe 07); Israel Stroh (classe 08) e Carlos Carbinatti (classe 10). Entre as mulheres, as representantes são: Carla Azevedo (classe 01-02), Joyce Oliveira (classe 04), Jennyfer Parinos (classe 09), Bruna Alexandre (classe 10).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br