Brasil estreia no maior Mundial Paralímpico da história na próxima segunda
Por CBTM
Edição de 2014 terá o maior número de participantes em todos os tempos: 630
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 05/09/2014
A cidade de Pequim, na China, está preparada para as emoções do maior campeonato Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa de todos os tempos. A edição de 2014, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, envolverá o maior número de pessoas desde sua criação.
No total, serão 630 participantes, entre técnicos, árbitros, oficiais, e atletas. Pelas mesas do Centro Nacional Paralímpico de Treinamento passarão 314 mesatenistas de 48 países diferentes, divididos em 22 classes, sendo 11 para cada naipe.
Terceira colocada do ranking mundial na classe 10, Bruna Alexandre chega com chances de medalhas, mas sabe que não terá vida fácil. No entanto, os bons resultados alcançados em 2014 deram confiança à brasileira.
“Estou confiante, principalmente depois do título no Aberto da Eslováquia, onde venci a Qian Yang, da China, segunda do ranking. Espero ir bem também no Mundial, e quero vencer a Natalia Partyka, que é a primeira”, completou.
Natalia não é só a primeira do ranking na classe 10, mas tem um currículo impressionante. Em 2000, aos 11 anos de idade, participou de sua primeira Paralímpiada, em Sidney, na Austrália. Desde então vem colecionando títulos, como o bi mundial e as três medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos. Além disso, em 2008, se tornou a primeira mesatenista paralímpica a competir nos Jogos Olímpicos regulares.
Chinês da classe 09 vai defender título mundial em casa
Aos 34 anos, o chinês Lin Ma quer mostrar, em casa, porque é bicampeão olímpico e mundial. Experiente, ele mostra confiança para um bom desempenho diante de seus compatriotas, que, com certeza, lotarão as arquibancadas do Centro Nacional Paralímpico de Treinamento.
“Esse é o meu terceiro Mundial e o vejo com extrema importância. Em 2006 e 2010, eu conquistei o título da classe 09, então, naturalmente, quero ganhar o terceiro. Tenho uma expectativa grande, pois o Campeonato Mundial é o com maior número de atletas de elite”, disse Lin.
Brasil terá doze mesatenistas na China
A delegação brasileira contará com 12 atletas. No masculino, Bruno de Paula e Aloisio Lima (classe 01); Guilherme Costa e Iranildo Espíndola (classe 02); Paulo Salmin (classe 07); Israel Stroh (classe 08) e Carlos Carbinatti (classe 10). Entre as mulheres, as representantes são: Carla Azevedo (classe 01-02), Joyce Oliveira (classe 04), Jane Rodrigues (classe 08), Jennyfer Parinos (classe 09), Bruna Alexandre (classe 10).
Os jogos terão início apenas na segunda-feira (08/09), com as disputas individuais, que irão até a quarta-feira (10/08). Entre os dias 11 e 14, acontecerão as competições por equipes.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br