Notícia

Retrospecto, preparação e ambiente deixam seleção otimista para o Aberto do Brasil

Por CBTM

10/09/2014 18h02


Atletas brasileiros projetam alto nível técnico e grandes duelos contra chineses em evento internacional que começa nesta quinta, em Santos (SP)

Daniel Leal, de Santos (SP) – 10/09/2014

O Aberto do Brasil, etapa challenge do Circuito Mundial 2014, começa nesta quinta-feira (11/9), em Santos (SP), com motivos que deixam os atletas da seleção brasileira otimistas na busca por bons resultados. O evento, que terá disputas masculinas e femininas no adulto e no sub-21, irá até domingo (14/9), na Arena Santos, com entrada franca.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na cidade chinesa de Nanquim, Hugo Calderano (57º do ranking mundial) tem ótimas lembranças do ginásio santista, que também recebeu o Aberto em 2012 e 2013. Foi lá onde conquistou, há dois anos, uma das maiores vitórias da carreira, sobre o francês Jean-Michel Saive, ex-número 4 do mundo. Na edição seguinte, uma alegria ainda maior: a de se tornar o atleta mais jovem da história a vencer uma etapa do Circuito Mundial.

“Estou com uma expectativa alta. Foi onde venci o Jean-Michel Saive e conquistei meu primeiro título do Circuito Mundial. A arena me traz lembranças muito boas”, disse Hugo.

Para Jessica Yamada (234ª), o otimismo vem do alto nível da preparação das brasileiras. Há dois anos treinando na França, a atleta ganha a companhia das companheiras de seleção em períodos específicos. A experiência, segundo ela, tem sido fundamental para o desenvolvimento da equipe.

“Morar fora é uma grande experiência. Em termos de jogo, estamos em contato com diversos tipos de atletas, europeus e mesmo asiáticos. É uma chance de enfrentar todos os estilos de jogo. Como experiência de vida, também tem sido ótimo. Enfrentamos dificuldades por estar longe de casa, mas é gratificante, pois vemos os resultados que estamos alcançando”, avaliou.

Atleta brasileira mais bem posicionada no ranking mundial feminino (115ª), Caroline Kumahara acredita que o ambiente pode ser um diferencial para os brasileiros.

“Ano passado foi legal, mas em 2012 foi melhor ainda. A competição estava mais forte e a torcida veio em peso. Nesse ano, também temos vários atletas de fora e espero que o apoio seja igual”, afirmou Kumahara.

Alto nível nas mesas

O Aberto do Brasil começa nesta quinta com a disputa da fase de classificação. Ao todo, serão 94 participantes de nove diferentes países em ação. O Brasil terá 54 atletas, sendo 36 no masculino e 18 no feminino, incluindo os oito representantes da seleção: Gustavo Tsuboi (39º), Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto (77º), Thiago Monteiro (157º), Caroline Kumahara, Lin Gui (151ª), Ligia Silva (190ª) e Jessica Yamada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ABERTO DO BRASIL:

QUINTA-FEIRA (11/9)
- Fase de classificação: 10h às 20h30

SEXTA-FEIRA (12/9)
- Fase de classificação: 10h às 20h30
- Cerimônia de abertura: 15h

SÁBADO (13/9)
- Fases eliminatórias: 10h às 21h

DOMINGO (14/9)
- Fases eliminatórias: 10h às 20h

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?