Notícia

Seleção espera grandes duelos contra chineses no Aberto do Brasil

Por CBTM

10/09/2014 21h01


?Evento em Santos contará com jovens promessas da maior potência mundial da modalidade
 

Daniel Leal, de Santos (SP) – 10/09/2014
 

Pouco conhecidos e ainda sem destaque no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), os chineses que disputam a partir desta quinta-feira (11/9) o Aberto do Brasil, em Santos (SP), poderiam até ser colocados como azarões no evento, mas não é assim que pensam os brasileiros. Os atletas da seleção sabem que a maior potência da modalidade mandou ao litoral paulista jovens de grande potencial – candidatos, inclusive, às disputadas vagas na Olimpíada de 2020, em Tóquio, no Japão.
 

Três das quatro semifinalistas do Aberto da Argentina, realizado na semana passada, eram chinesas e estarão em Santos: Xin Liu, Zhuojia He e Siqi Fan. O desempenho das asiáticas, no entanto, não intimida Ligia Silva (190ª), que também disputou a competição em Buenos Aires, chegando às quartas de final.
 

"Minha expectativa é muito boa. Vim agora do Aberto de Buenos Aires e fiquei entre as oito melhores, só parei nas quartas para a chinesa (Xin Liu). Estou me sentindo ótima e em boa fase", afirmou a brasileira, que deu a receita para aproveitar o apoio da torcida em casa.
 

"É sempre bom jogar em casa, mas temos que colocar nosso jogo. Não adianta ter apoio da torcida e não se impor. Temos que focar ponto por ponto, colocar a cabeça no lugar", completou.
 

Jessica Yamada (324ª) também acredita em um bom resultado brasileiro.
 

“É um torneio bem forte, inclusive com a participação de atletas chineses, o que não é muito comum. Sabemos que no feminino é difícil buscar medalhas no adulto, mas esperamos derrubar alguma estrangeira, seja chinesa, japonesa ou espanhola. Qualquer vitória é bem válida num evento desse nível. Temos chance contra todos”, disse.
 

No masculino, o desempenho chinês foi igualmente positivo em Buenos Aires. Três semifinalistas no adulto (Dingshuo Liu, Fei Xue e Cheng Zhu) e quatro no sub-21 (os mesmos anteriores mais Chuqin Wang). Todos eles disputarão o torneio em Santos.

Terceiro cabeça de chave do Aberto do Brasil, Cazuo Matsumoto (77º) reconheceu a força dos chineses, mas destacou que a pressão sobre eles também pode ser determinante.
 

“Pela escola chinesa, é claro que eles devem ser respeitados. Mas os chineses que vieram para cá são novos, pouco experientes. Na China, tem muita pressão. Se eles forem mal, podem não ser mais chamados. Isso pode ser uma vantagem pra gente”, avaliou.
 

O Aberto do Brasil começa nesta quinta com a disputa da fase de classificação. Ao todo, serão 94 participantes de 11 diferentes países em ação. O Brasil terá 54 atletas, sendo 36 no masculino e 18 no feminino, incluindo os oito representantes da seleção: Gustavo Tsuboi (39º), Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto (77º), Thiago Monteiro (157º), Caroline Kumahara, Lin Gui (151ª), Ligia Silva (190ª) e Jessica Yamada.
 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ABERTO DO BRASIL:
 

QUINTA-FEIRA (11/9)
- Fase de classificação: 10h às 20h30

SEXTA-FEIRA (12/9)
- Fase de classificação: 10h às 20h30
- Cerimônia de abertura: 15h

SÁBADO (13/9)
- Fases eliminatórias: 10h às 21h

DOMINGO (14/9)
- Fases eliminatórias: 10h às 20h
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br?

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?