Notícia

Aos 15 anos, santista estreia em torneios adultos e sub-21 com vitórias

Por CBTM

11/09/2014 23h39


Definição dos classificados acontecerá nesta sexta-feira
 
Daniel Leal e Pedro Andrade, de Santos (SP) - 11/09/2014
 
Acostumado a fazer bonito nas competições infantis e juvenis, Vitor Santos mostrou que não quer parar por ai. Pela primeira vez participando de torneios sub-21 e adultos, o mesatenista de Santos (SP) começou com tudo no Aberto do Brasil, que está sendo disputado em sua cidade desta quinta-feira (11/9) até o próximo domingo (14/9).

A competição está sendo disputada na Arena Santos e tem entrada franca. O site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (http://ittf.com/itTV/?) transmite ao vivo o evento. Já o SporTV transmitirá as partidas das 18h às 20h30, tanto no sábado como no domingo.

Na categoria sub-21, Vitor venceu Edvelton Cordeiro e Vinicius Portela, por 3 sets a 2 e 3 sets a 1, respectivamente. Entre os adultos, não deu chances a Gustavo Ushisima e triunfou em 4 a 0, para logo em seguida fazer 4 a 2 sobre Heverton Braz.

“O dia foi muito bom. Primeira vez que participo de torneios adultos e sub-21, que não são a minha categoria, então foi muito bom”, disse o atleta de apenas 15 anos, que está se adaptando a um outro estilo de jogo.

“Senti diferença na força dos meus adversários. Não tenho muita força, então tenho de me esforçar mais para controlar o jogo”, completou.

Líder em seus grupos nas duas frentes, Vitor quer dar continuidade ao bom desempenho. Já classificado para a próxima fase no sub-21, ele tem os objetivos traçados.

“Como no sub-21 passam três no grupo, o próximo passo é ficar em primeiro. No adulto, quero ganhar o jogo de amanhã (contra o argentino Franco Titolo) e garantir minha vaga”, concluiu.

Além de Vitor, outros três brasileiros – Danilo Toma, Humberto Manhani e Henrique Narita – garantiram classificação antecipada para a fase de 32 avos de final no adulto. Eles se juntarão a mais seis compatriotas que, por serem cabeças de chave, não precisaram passar pela etapa de grupos: Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro, Vitor Ishiy e Eric Jouti.

Intensas disputas no feminino

Na chave adulta feminina, somente duas das 26 atletas que disputam a fase de grupos não avançarão ao mata-mata. Ainda assim, todas as partidas foram disputadas intensamente, com destaque para as invictas Ligia Silva, Jessica Yamada, Bruna Takahashi e Leticia Nakada.       

Até mesmo as derrotas foram valorizadas. Martina Kohatsu venceu seu primeiro jogo pelo Grupo 7, contra a compatriota Lia Ohira, por 4 a 0 (11/8, 11/7, 11/8 e 11/7). No entanto, na partida seguinte caiu para a japonesa Yuki Matsumoto em sets diretos, parciais de 11/3, 11/1, 11/5 e 11/5.

“É muito difícil jogar contra as asiáticas. Mas enfrentar esse tipo de atleta é muito bom, vale a experiência. Ajuda e me motiva a treinar ainda mais. Também me permite talvez um dia chegar ao mesmo nível delas. Esse é o meu objetivo”, avaliou Martina.

Duas brasileiras são cabeças de chave e já estrearão nos 32 avos de final: Caroline Kumahara e Lin Gui.

Fases eliminatórias

Na manhã desta sexta, a partir das 10h, serão definidos os classificados às fases eliminatórias da competição. O mata-mata começará às 15h45, com as disputas dos 32 avos de final dos torneios adultos masculino e feminino e sub-21 maculino – somente a chave feminina sub-21 já terá início nos 16 avos de final.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br?

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?