Por CBTM
Experiência em Santos servirá como base para realização do torneio em 2016
Pedro Andrade e Gabriel Cassar, de Santos (SP) - 12/09/2014
O período de quatro anos entre uma edição e outra dos Jogos Olímpicos é conhecido como “ciclo olímpico”. Nele, os atletas se preparam da melhor maneira possível e, como parte dessa preparação, participam de diversos torneios de alto nível. Para quem está nos bastidores, fazendo tudo acontecer, a rotina é parecida, e o Aberto do Brasil de Tênis de Mesa, que está sendo realizado em Santos (SP), até o próximo domingo, é um exemplo disso.
Seguindo os padrões da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o evento vem servindo não apenas para que os atletas mostrem suas habilidades e lutem por medalhas, mas também para que os envolvidos em sua realização aperfeiçoem seus trabalhos. No Brasil, esse torneio funciona como uma espécie de laboratório para algo maior que está por vir.
“Encaro aqui como uma oportunidade de treinamento para as pessoas que vão trabalhar nos Jogos Rio 2016, como a arbitragem e os responsáveis pelo operacional do evento, por exemplo”, disse Edimilson Pinheiro, diretor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
“Como se trata de uma competição de alto nível, pertencente ao circuito mundial, é uma oportunidade muito boa dessas pessoas treinarem, adquirirem novos conhecimentos e, com toda essa base acumulada, conseguirem ter uma melhor qualidade de trabalho nos Jogos”, completou.
Alguns pontos específicos na organização do Aberto do Brasil estão sendo avaliados de perto. A presença de transmissão televisiva e a mudança na disposição das mesas para que o foco seja cada vez maior nos jogos mais importantes são alguns deles.
“Acho que estamos tendo uma ótima experiência. Teremos transmissão para a televisão no sábado e no domingo e, além disso, vamos mudar as mesas até que chegue a mesa principal, onde acontecerão os melhores jogos”, explicou Edimilson, confiante na evolução de todos.
“Há diversas coisas que podemos avaliar e tenho certeza de que chegaremos muito bem preparados em 2016”, concluiu.
A competição está sendo disputada na Arena Santos e tem entrada franca. O site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (http://ittf.com/itTV/?) transmite ao vivo o evento. Já o SporTV transmitirá as partidas das 18h às 20h30, tanto no sábado como no domingo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM