Por CBTM
Mesatenista amazonense treina em Santos (SP) há 17 anos e almeja vaga nos Jogos Olímpicos do Rio.
Gabriel Cassar, de Santos(SP) -12/9/2014
Lígia Silva está em casa. A mesatenista da seleção feminina não poderia ter começado melhor o Aberto do Brasil de Tênis de Mesa, que está sendo realizado na cidade de Santos (SP), na arena que leva o nome da cidade, entre os dias 11 e 14 de setembro. Natural de Manaus, Lígia treina há 17 anos na cidade do litoral paulista, mais da metade de sua idade. Com um jogo seguro e muito confiante, a amazonense conquistou três vitórias na fase de grupos, sem perder um set sequer, avançando na liderança de sua chave.
"Jogar em casa é sempre bom. Eu me considero uma "nativa" da Baixada Santista. Venho treinando na cidade há muitos anos e tenho um carinho muito especial pelo lugar e pelas pessoas daqui", afirmou Lígia.
Com 33 anos de idade, a mesatenista é a mais experiente da seleção. A disparidade de anos, no entanto, não se configura como algo negativo para Lígia.
"Eu acho ótima essa renovação, tem que ter. É uma grande oportunidade para elas. A gente vai ficando velho, mais experiente e é essencial passar nosso conhecimento para as mais novas. Gosto de entrar num grupo para agregar, somar. Só vejo fatores positivos em termos uma atleta de 33, outra de 19, outra de 20... Isso é saudável para o tênis de mesa do Brasil. Ruim seria se só tivessem mesatenistas da minha idade", concluiu Lígia.
A proximidade do fim da carreira não é um incômodo para a amazonense, que tem dois objetivos maiores muito bem traçados em sua cabeça: Pan e Jogos Olímpicos.
"Meu objetivo principal é me classificar para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Quero também jogar os Jogos Panamericanos, no ano que vem, e buscar uma medalha. Eu já tenho uma, mas foi lá em 1999, faz muito tempo" ponderou Lígia.
A mesatenista prepara-se agora para enfrentar um grande desafio: encara a japonesa Haruka Sakai no primeiro confronto da fase eliminatória. O jogo será amanhã, às 12h15 de Brasília.
O Aberto do Brasil está sendo disputado na Arena Santos, com entrada franca. O site da CBTM (http://cbtm.org.br/) tem transmissão ao vivo do evento. Já o SporTV transmitirá as partidas das 18h às 20h30, tanto no sábado como no domingo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br