Por CBTM
Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, de maneira inédita, fizeram o Brasil conquistar duas vitórias sobre a China em um mesmo campeonato.
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 17/9/2014
As vitórias de Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi sobre mesatenistas chineses, válidas pelo Aberto do Brasil, encerrado no último domingo (14/9), não valeram apenas medalhas para os atletas. O êxito brasileiro sobre os asiáticos entrou para a história como a única vez em que o país conseguiu bater atletas da China duas vezes em uma mesma competição. Além disso, encerrou um jejum de 18 anos sem triunfos sobre a maior potência mundial da modalidade.
A primeira vez que um brasileiro derrotou um mesatenista da China foi em 1961, pelo Campeonato Mundial, realizado em solo chinês. Ubiraci Roberto da Costa, o popular “Biriba”, foi o autor do feito, vencendo Rong Guotan. O mesatenista oriental levava a alcunha de “primeiro campeão mundial chinês de todos os esportes”, em função do título conquistado dois anos antes.
Após o feito histórico de Biriba, o Brasil viveu um hiato sem vitórias sobre os orientais. Coube a Hugo Hoyama derrubar a escrita: em 1993, Hoyama, disputando o Aberto do Japão, venceu o chinês top 50 do mundo Sun Jianwei. O feito do brasileiro, no entanto, seria superado alguns anos mais tarde por ele mesmo.
Na Copa do Mundo de 1996, Kong Linghui, na época um dos cinco melhores do ranking, entrou como franco favorito no confronto com o Hugo. O brasileiro, no entanto, não tomou conhecimento do chinês e o derrotou pelo placar de 2 sets a 1, ainda pela fase de grupos. Lin Hui, posteriormente, seria campeão mundial e olímpico de tênis de mesa.
Outro grande período sem vitória dos brasileiros perante os chineses foi encerrado na última semana. Thiago Monteiro usou sua experiência e despachou Cheng Zhu com um inapelável 4 a 1, o que garantiu ao cearense a medalha de bronze. Para Gustavo Tsuboi, a suada vitória sobre Chuqin Wang (4 a 3) lhe deu a prata e o feito histórico para o país.
Na final, por pouco outra escrita não caiu: nunca um brasileiro havia vencido um chinês em uma final de um torneio internacional. Tsuboi jogou de igual para igual, chegando a abrir 8 a 4 em duas parciais, mas acabou perdendo por 4 sets a 2.
No Ranking Mundial da ITTF, a China possui seis atletas entre os dez melhores, tanto no masculino quanto no feminino. Os feitos dos brasileiros mostram que a evolução do tênis de mesa no país está no rumo certo.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM