Notícia

Aos 15 anos, Sofia Calderano usa dicas do irmão para seguir no tênis de mesa

Por CBTM

26/09/2014 13h23


Irmã de Hugo Calderano é mais um exemplo da vocação esportiva da família

Pedro Andrade, de Aracaju (SE) – 26/09/2014

O pai e o avô são professores de educação física. O irmão passou pelo atletismo e pelo vôlei antes de se tornar o primeiro mesatenista medalhista olímpico de um país fora da Ásia e da Europa. Com toda essa influência, o destino de Sofia Calderano só poderia ser mesmo no esporte.

Aos 15 anos, a irmã de Hugo Calderano vai traçando o seu próprio caminho dentro do tênis de mesa. Representando o Fluminense (RJ), mesmo clube que revelou seu irmão, a carioca também tentou outras modalidades, mas voltou para aquilo que parece ser a vocação da família.

“Comecei a jogar tênis de mesa aos nove anos, parei um tempo e voltei aos doze. Não tinha muita motivação, gente para treinar e, como também fazia ginástica olímpica e estava melhor lá do que no tênis de mesa, parei”, disse Sofia, que voltou para a raquete e para a bolinha por influência de Hugo e conta com o apoio da família.

“Vendo meu irmão jogar, fiquei com saudade do tênis de mesa. Sentia vontade de jogar, então voltei. Meu pai e meu avô são professores de educação física, tínhamos esse incentivo pelo esporte, eles estão sempre nos apoiando e ficaram felizes com o tênis de mesa também”, completou.

Constantemente viajando pelo o Brasil para competir, Sofia nem sempre pode ter a companhia dos pais ou do avô. Com a presença de amigos do esporte do Rio de Janeiro, ela encara numa boa o “amadurecimento precoce” e leva isso para fora do esporte, como, por exemplo, na hora dos estudos.

“Viajar sozinha ajuda, pois ficamos mais independentes, aprendemos a nos virar sem a ajuda dos pais. Isso ajuda bastante mesmo. É um pouco difícil conciliar treinos com estudos e tenho de me esforçar bastante. Quando não estou treinando tenho de estudar para conseguir ir bem na escola, por exemplo”, explicou Sofia, que cursa o primeiro ano do ensino médio, mas ainda não escolheu uma carreira a seguir.

“Não resolvi ainda o que vou fazer. Está difícil. No momento estou focada mesmo no tênis de mesa, treinando bastante. Vou ver aonde meus treinos vão me levar e vou tentar chegar o mais longe possível”.

Dicas do irmão ajudam dentro da mesa

Sofia tem um consultor especial no tênis de mesa. Com Hugo, de 18 anos, tendo uma experiência grande apesar da pouca idade, ela aproveita para pegar algumas dicas, apesar do pouco tempo que tem com o irmão, que agora mora na Alemanha.

“Quando ele está no Brasil, é difícil jogarmos, pois ele gosta de descansar. Mas, de vez em quando a gente bate uma bolinha. Ele sempre avalia meus pontos fracos, dá umas dicas e tenta me ajudar a melhorar”, concluiu.

Na etapa de Aracaju da Copa Brasil de Tênis de Mesa, que se encerrará no domingo (28/09), Sofia conquistou o bronze no Rating A feminino. Nas disputas do ranking, ela participa das categorias infantil e juvenil.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?