Notícia

Colecionadora de títulos, Dina Abreu sonha com voos mais altos no tênis de mesa

Por CBTM

27/09/2014 13h53


Atleta de Jacareí conquistou quatro das cinco etapas da Copa Brasil na classe 06

Pedro Andrade, de Aracaju (SE) – 27/09/2014

Uma incansável colecionadora de títulos. Só em 2014, foram quatro medalhas de ouro e uma de prata em cinco etapas da Copa Brasil, mais o título de campeã brasileira, alcançado em Fortaleza (CE), em maio. Esses são apenas algumas das conquistas de Dina Abreu, atleta do Clube de Tênis de Mesa Jacareí-SP.

Nascida em Joinville, Dina começou no esporte por brincadeira, aos 29 anos, mas a paixão logo floresceu e ela não quis saber mais de outra coisa. Hoje com 47, ela colhe os frutos de muita dedicação.

“Jogar é uma experiência ótima. Comecei para me distrair e fui convidada pelo Celso Toshimi, técnico da Associação Joinvilense, para treinar no clube. Hoje tenho bons resultados e acho que isso se dá porque tenho muito amor pelo tênis de mesa”, disse Dina, que mesmo quando chega em casa segue praticando.

“Treino duas horas de manhã e mais duas à tarde. Meu marido me ajuda muito e me incentiva sempre. Temos uma mesa em casa e eu aproveito para bater bola com ele depois dos treinamentos”, completou a mesatenista, que enfrentou um pouco de resistência da família ao optar pelo esporte.

“Quando comecei, minha família não gostou muito, mas eu não quis nem saber. É o que eu gosto de fazer e ninguém vai me tirar isso. Depois de um tempo eles aceitaram e hoje me incentivam bastante”.

Atleta com o maior número de títulos brasileiros entre olímpicos e paralímpicos, com sete no total, Dina não tem bons resultados só no Brasil. No entanto, ela não se contenta apenas com as medalhas de prata que ganhou em torneios na Venezuela, Argentina e Costa Rica, e já tem um objetivo traçado.

“Quero ir para a Costa Rica novamente, em dezembro, participar da Copa Costa Rica. Meu objetivo é ganhar da Gisele Muñoz, da Argentina. Já perdi dela algumas vezes e quero vencer agora”.

Dina intensifica a dedicação para não ser superada

Apesar da hegemonia na classe 06, Dina não se descuida em momento algum. Aos 47 anos, ela sabe que tem de se manter em forma para seguir conquistando títulos. Em nome do esporte, parou de fazer suas peças de artesanato e agora quer praticar mais uma modalidade, tudo em prol dos bons resultados.

“As meninas da minha classe estão crescendo cada vez mais, conseguindo resultados bons. Por isso treino muito, faço um trabalho na academia e também fisioterapia. Agora, quero fazer natação também, mas é difícil por conta da rotina de treinamentos”, disse Dina, que sonha com voos mais altos.

“Não sei se vou conseguir realizar esse sonho, mas queria muito fazer parte da seleção brasileira. Em 2015 teremos o Parapanamericano, no Canadá. Como sou líder do ranking nacional na minha classe, estarei na seletiva. Espero ficar com a vaga e conseguir meu espaço na seleção brasileira”.

Paixão pela modalidade faz Dina seguir em frente

Uma característica reconhecida em Dina é seu amor pelo tênis de mesa. Sempre com sorriso no rosto, ela passa por cima de todas as dificuldades para continuar colecionando títulos e medalhas, todas guardadas com muito cuidado.

“Sempre levanto cedo e com muita disposição. Estou sempre sorrindo, pronta para viver a vida. Levo isso para o tênis de mesa e acho que, por isso, consigo todos esses títulos”, avaliou a atleta, que conta com a ajuda do marido para guardar todos os prêmios.

“O Epaminondas fez uma prateleira para guardar todos os meus troféus, medalhas e placas. Tenho muitas placas de homenagem da prefeitura de Joinville por ser uma atleta da cidade e ter muitos títulos. São tantas que fico com medo de minha parede cair qualquer dia”, finalizou Dina, sempre com muito bom humor.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?