Por CBTM
Portugal é campeão europeu de seleções masculinas, enquanto Alemanha fatura o feminino; Jogos Asiáticos chegam à reta final
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28/09/2014
O último fim de semana foi movimentado no mundo do tênis de mesa internacional. Os grandes destaques vieram dos continentes mais poderosos da modalidade. Na Europa, aconteceu o Campeonato Europeu de Seleções, enquanto na Ásia, os Jogos Asiáticos chegaram às fases decisivas.
Dois dos favoritos à conquista do título europeu, Portugal e Alemanha fizeram a final no domingo (28/09), com o time luso levando a melhor e conquistando o título. Depois de passar por Rússia nas quartas de final, e Suécia nas semifinais, os portugueses venceram a Alemanha na decisão pelo placar e 3 sets a 1.
A equipe alemã não pôde contar com um de seus astros, Dimitrij Ovtcharov, número cinco do ranking mundial em perfeitas condições. Enfrentando problemas de lesão, ele lamentou não ter tido como treinar do jeito que gostaria, mas parabenizou os jogadores portugueses pela conquista.
“Não estava preparado para o torneio. Estou tomando uma medicação muito forte, não estou em forma e não estava treinando como deveria”, disse Dimitrij, ressaltando a força de Tiago Apolonia, um dos integrantes da seleção portuguesa.
“Vim aqui e dei o meu melhor. Mas, o Tiago foi perfeito essa noite e tem todos os méritos pela vitória”, completou.
Atletas portugueses destacam força mental da equipe
Se a Alemanha não estava 100%, os portugueses podem se orgulhar de terem jogado tudo o que sabem. Para Pedro Rufino, técnico da seleção portuguesa, o grande mérito dos jogadores foi não se abalarem durante os momentos de dificuldade nas partidas.
“Foi um torneio muito difícil para todos nós, e sofremos para passar da fase de grupos. Mas, a força do time está justamente na superação, na fora mental. Temos muita união e isso nos levou ao título”, disse Pedro.
Destaque da decisão, onde venceu seus dois jogos, Marcos Freitas, 12º do ranking mundial, destacou a ótima preparação da equipe e voltou a citar a concentração durante as partidas, principalmente contra o astro alemão Timo Boll, número nove do mundo.
“Estávamos muito em preparados e entrei bem nas partidas. Sabia o que teria pela frente. Acho que meu melhor jogo foi contra o Timo Boll, pois mesmo quando ele empatou o jogo eu me mantive firme e fui em busca da vitória”, completou.
Agora, a seleção de Portugal se prepara para a Copa do Mundo de Seleções, que acontecerá em janeiro, em Dubai.
Alemanha leva a melhor no campeonato feminino
Se entre os homens a Alemanha ficou com o vice, as mulheres não decepcionaram. Atuais campeãs europeias de seleções femininas, as alemãs venceram uma aguerrida Áustria e confirmaram o bicampeonato.
A partir as quartas de final, a equipe alemã venceu todos os confrontos pelo placar de 3 jogos a 0, contra Holanda nas quartas, Suécia nas semifinais e Áustria na decisão.
Semifinais dos Jogos Asiáticos já estão definidas
Nos Jogos Asiáticos, que estão acontecendo na cidade de Incheon, na Coréia do Sul, as disputas por equipes já estão nas semifinais, tanto no masculino quanto no feminino. China e Japão vão dominando as ações.
Entre os homens, o confronto de destaque será entre China, primeira no ranking mundial de seleções, e o Japão, terceiro. O vencedor terá como oponente na decisão ou Taipei ou os donos da casa, a Coréia do Sul.
Já no feminino, é possível que haja uma final entre China e Japão, primeiro e segundo no ranking de seleções, respectivamente. As chinesas terão de passar pela Coréia do Norte, enquanto as japonesas medirão forças com Cingapura.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM