Por CBTM
Brasileiros na Europa e definição dos Jogos Asiáticos foram os destaques do final de semana
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06/10/2014
Os mesatenistas da seleção brasileira masculina seguem o trabalho em seus clubes na Europa. Neste final de semana, Gustavo Tsuboi voltou a jogar pelo TTC Schwalbe Bergneustadt, seu time na Alemanha. Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto têm compromissos nesta terça-feira, pela Liga Francesa e pelo Challenge Series da Alemanha, respectivamente. Hugo Calderano deve fazer sua estreia na Bundesliga somente no próximo domingo (12/10).
Nesta terça-feira (07/10), Cazuo Matsumoto vai disputar mais uma rodada do Challenger Series, na Alemanha, torneio que conta com oito atletas e é liderado pelo brasileiro. Número 79 do ranking mundial, ele venceu suas duas partidas, assim como o canadense Pierre-Luc Theriault. A vantagem de Cazuo está no saldo de sets: cinco contra três de Pierre-Luc. O próximo compromisso de Cazuo será contra Marton Szita, da Hungria.
Único a atuar no final de semana, Tsuboi não teve vida fácil no duelo do TTC Schwalbe Bergneustadt contra o TTC Zugbrücke Grenzau, valido pelo Campeonato Alemão. O número 39 do ranking mundial não conseguiu pontuar contra o croata Andrej Gacina, 19º, e viu sua equipe ser derrotada por 3 a 1. Após cinco rodadas da Liga Alemã, o TTC Schwalbe Bergneustadt segue sem alcançar uma vitória sequer.
Thiago Monteiro jogará, nesta terça-feira, mais uma rodada da Liga Francesa. O Istres, time do brasileiro e que ainda não venceu na competição, encara o invicto Romagne, pela terceira rodada.
Jogos Asiáticos chegam ao fim com domínio chinês
O final de semana também foi agitado na Ásia, com a definição dos campeões das sete categorias disputadas, com destaque, mais uma vez, para a delegação chinesa, que faturou seis medalhas de ouro.
O único evento que não contou com um chinês no lugar mais alto do pódio foi o de duplas mistas, conquistado pela Coréia do Norte, com Hong Kong em segundo e Japão e Coréia do Sul em terceiro.
No individual masculino, Xin Xu justificou o posto de líder do ranking mundial e venceu o vice-líder, Zhendong Fan, também da China, na decisão. Os dois bronzes ficaram com Chih Yuan Chuang, de Taipei, e Saehyuk Joo, da Coréia do Sul.
Se conseguiram ouro e prata no individual, Zhendong Fan e Xin Xu ficaram com a prata nas duplas. Os campeões foram seus compatriotas Long Ma e Jike Zhang. Japão e Taipei ficaram com o bronze.
Unindo suas forças, Xin Xu, Zhendong Fan, Long Ma, Jike Zhang e Yu Zhou formaram o time campeão do torneio por equipes, deixando a prata com a Coréia do Sul e o bronze para Japão e Taipei.
Mulheres da China também mostram sua força
Nas competições femininas, só deu China. No individual, a número dois do ranking mundial, Shiwen Liu, venceu Yuling Zhu, e ficou com o ouro, deixando sua compatriota com a prata. Os bronzes foram para Tianwei Feng, de Cingapura, e Haeun Yang, da Coréia do Sul.
Medalhista de prata no individual, Yuling Zhu formou a dupla de ouro com Meng Chen, em mais uma decisão chinesa. A prata ficou com Shiwen Liu e Yang Wu.
A coroação final veio no evento por equipes, com vitória da China sobre o Japão. Coréia do Norte e Cingapura ficaram com as medalhas de bronze.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM