Por CBTM
Representante brasileiro na chave masculina, Massao Kohatsu vê lado positivo em escolha sul-americana
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 6/10/2014
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) anunciou nesta segunda-feira (6/10) que o Finals do Circuito Mundial juvenil será disputado em Assunção, no Paraguai, de 29 a 31 de janeiro de 2015. Três brasileiros participarão da competição - Massao Kohatsu, Bruna Takahashi e Letícia Nakada -, mas a confirmação sairá apenas no início de novembro.
Esta será a primeira vez que o torneio acontecerá na América do Sul. No ano passado, o Finals estreou na América Latina, sendo disputado na Guatemala. Para Massao, que será o representante brasileiro na chave masculina, o fato de jogar em um país vizinho pode ajudar.
“É uma pequena vantagem. Não terei grandes deslocamentos e não precisarei me adaptar a um novo fuso, enquanto a maioria dos meus adversários virá da Ásia e da Europa”, afirmou Massao, que, neste ano, conquistou os Abertos do Chile e da Colômbia, etapas do Circuito Mundial juvenil, e foi vice do Latino-Americano juvenil.
“Estou me preparando muito fisicamente. Como o torneio ainda está um pouco distante, estou focando meus treinos em movimentação e velocidade. Estou confiante e acreditando em bons resultados em Assunção”, completou.
Segundo o presidente da Federação Paraguaia de Tênis de Mesa, Benjamin Real, o Finals será importante para o desenvolvimento da modalidade no país.
“Receber um torneio como este nos dá a oportunidade de mostrar o nível que jovens atletas podem alcançar. Isso ajuda a motivar os garotos que começaram a jogar há pouco tempo. E também mantém a modalidade aos olhos do público e da mídia”, afirmou Real, que destacou ainda as transmissões ao vivo para todo país.
“Isso significa que muita gente verá tênis de mesa em alto nível, o que cria um ótimo ambiente de entusiasmo entre pessoas de todas as idades e encoraja o surgimento de novos fãs”, disse.
O Finals contará com 32 atletas, sendo 16 do masculino e 16 do feminino. Cada país poderá ter, no máximo, dois representantes. O país-sede tem uma vaga assegurada em cada naipe, assim como cada continente participante do Circuito (Ásia, América do Sul, América do Norte, África e Europa). Como requisito, o jogador deve ter disputado competições em, no mínimo, dois continentes ao longo da temporada.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br