Por CBTM
Brasileira espera surpreender e alcançar resultados positivos na competição
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 16/10/2014
Caroline Kumahara já sabe quais serão as suas primeiras adversárias na Copa do Mundo Feminina de Tênis de Mesa, que será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, na cidade de Linz, na Áustria. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) realizou, nesta quarta-feira (16/10), o sorteio que definiu as chaves da primeira fase.
A estréia de Carol será contra a alemã Jiaduo Wu, vigésima nona colocada no ranking mundial, nesta quinta-feira (17/10), às 5h45 (horário de Brasília). Às 10h45 ela volta à mesa para enfrentar Huajun Jiang, de Hong Kong, que ocupava a vigésima nona posição no ranking em setembro, mas que, devido a quatro meses de inatividade, não figura na lista atual.
“Nunca joguei contra nenhuma das duas, mas no ano passado, durante o Aberto da República Tcheca, treinei com a Jiaduo Wu. Ela é muito rápida e o jogo contra ela será bem difícil”, disse Carol, 116ª do mundo.
“A Huajun Jiang é um pouco diferente das outras atletas asiáticas. Ela é muito forte, principalmente com seu backhand”, completou.
Carol chegou à Áustria após um período de treinos na China, como parte de um intercâmbio firmado entre a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e o clube Shandong Luneng. Mesmo sabendo que encontrará um ambiente totalmente diferente na Copa do Mundo, ela quer aproveitar a experiência.
“Aproveitei bem esse período e fiquei feliz em poder treinar no Luneng, com tantas meninas e um ambiente muito bom. A preparação foi boa e estou satisfeita com o rendimento que tive lá. Agora, é focar na Copa do Mundo, pois é algo totalmente diferente”, analisou a brasileira, destacando algumas mudanças em relação à sua primeira participação na Copa do Mundo, em 2012, com apenas 17 anos.
“Com certeza estou muito diferente, principalmente na parte mental. Me preparei para esse torneio e estou muito focada em buscar o máximo de vitórias possível. Na primeira vez era tudo muito novo e hoje já sei como funciona e tenho muitos jogos na bagagem”.
As duas adversárias de Carol nasceram na China, apesar de representarem outros países. Mais acostumadas a enfrentar atletas da maior potência da modalidade após o período em Luneng, ela quer aproveitar o embalo.
“Estou me sentindo bem. As duas nasceram na China e, depois de três semanas praticando contra chinesas, estou mais familiarizada com o jogo delas”.
Sem pressão, Carol espera surpreender na Copa do Mundo
Ocupando a 116ª colocação do ranking mundial, Carol chega ao torneio individual mais importante do ano sem a mesma pressão de suas adversárias, mas com a mesma vontade de vencer. Diante de atletas do top-100, ela também quer usar os jogos para avaliar sua performance.
“Jogar com atletas de alto nível é sempre bom. Poderei avaliar como estou, se melhorei alguns detalhes que podem fazer a diferença no alto nível e que são essenciais para vencer jogos desse tipo”, explicou a mais jovem entre todas as participantes, que quer usar a pressão sobre as adversárias a seu favor.
“É um torneio curto, mas isso vale para todas. Talvez isso me ajude um pouco por elas terem uma responsabilidade muito maior do que a minha. Mas, depende apenas de mim começar bem o torneio” concluiu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br